top of page

Interpretado pelo Bolshoi, Lago dos Cisnes abre o 42º Festival de Dança de Joinville

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • 21 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Joinville

Pela 42º vez, a maior cidade de Santa Catarina se transforma no palco do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo. O renomado espetáculo “Lago dos Cisnes”, interpretado por bailarinos da Escola Bolshoi, é o protagonista da noite de abertura nesta segunda-feira (21). O evento segue até 2 de agosto com apresentações que prometem emocionar e tirar o fôlego do público.


Em 2025, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única extensão do tradicional balé russo, celebra o Jubileu de Prata, com 25 anos de atuação. Atualmente, os jovens formados no Bolshoi Brasil atuam em 27 países de cinco continentes diferentes. A convite do Festival de Dança, a instituição comemora seu legado com um clássico.


O Lago dos Cisnes é uma das histórias mais emblemáticas do balé mundial. Com coreografia, cenografia e direção assinadas por Vladimir Vasiliev, uma das maiores referências do balé no século XX, o espetáculo promete encantar o público e surpreender com a superprodução na noite de abertura do festival.


A montagem foi apresentada de forma inédita, com personagens exclusivos, em março deste ano, em celebração aos 25 anos do Bolshoi no Brasil. O Lago dos Cisnes conta com mais de 100 bailarinos em cena, incluindo convidados internacionais. Os protagonistas são interpretados por Amanda Gomes e Wagner Carvalho, os primeiros bailarinos da Ópera de Kazan, talentos formados na Escola Bolshoi.



Bolshoi completa 25 anos em 2025 (Foto: Cleber Gomes, Bolshoi)

O espetáculo conta com mais de 100 bailarinos em cena (Foto: Cleber Gomes, Bolshoi)

Lago dos Cisnes abre o 42 º Festival de Dança (Foto: Cleber Gomes, Bolshoi)

Espetáculo é um drama sobre o amor verdadeiro (Foto: Cleber Gomes, Bolshoi)


Bolshoi vai abrir o Festival de Dança de Joinville (Foto: Nilson Bastian, Bolshoi)

Bolshoi completa 25 anos em 2025 (Foto: Cleber Gomes, Bolshoi)

O espetáculo conta com mais de 100 bailarinos em cena (Foto: Cleber Gomes, Bolshoi)


O elenco é reforçado com a presença especial de Cecília Kerche, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e embaixadora da dança pela Unesco, interpretando a Rainha em O Lago dos Cisnes. 


Um drama sobre o amor verdadeiro

Composto por Tchaikovsky, o clássico estreou em 1876 no palco do Teatro Bolshoi em Moscou. Encantando o público há séculos pelos palcos do mundo todo, a história conta sobre o maligno mestre do lago, Rothbart, que sequestrou jovens e as transformou em cisnes por meio de uma maldição. Entre elas, estava a bela princesa Odette. Um jovem príncipe, Siegfried, ao vê-la na margem do lago, se apaixona por ela. 


Odette só poderá ser libertada do feitiço por um amor verdadeiro e eterno. No entanto, Rothbart usa sua magia para enganar o príncipe, fazendo-o acreditar que Odile, o Cisne Negro, é sua verdadeira amada. Apesar dos desafios, o amor triunfa, e a música de Tchaikovsky traduz com perfeição a força e a emoção deste final arrebatador. 

* Sob supervisão de Leandro Ferreira


 
 

© Copyright 2016-2026 | Blog do Espeto | Tribuna | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page