top of page

Feira na Espanha oferece estadia e benefícios para empresários

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • há 34 minutos
  • 3 min de leitura

Por meio do Programa Comprador, industriais do setor metalmecânico podem garantir participação na BIEMH 2026 em Bilbao, na Espanha, com hospedagem paga e agenda de visitas técnicas


Uma janela de oportunidade estratégica está aberta para empresários do setor metalmecânico de Santa Catarina que buscam inserção global e atualização tecnológica. A Bienal Internacional de Máquina-Herramienta (BIEMH) 2026, sediada em Bilbao, na Espanha, está com inscrições abertas para o seu Programa Comprador. A iniciativa, intermediada na região pela Fundação Empreender, oferece um pacote de benefícios, incluindo hospedagem em hotel quatro estrelas e acesso VIP, para incentivar a presença de tomadores de decisão brasileiros.

 

A BIEMH 2026, que ocorre de 2 a 6 de março, é a terceira maior feira do setor na Europa e a líder absoluta quando o assunto é máquinas e inovação para o setor. O evento reúne mais de 1.350 expositores globais, apresentando em tempo real o que há de mais avançado em centros de usinagem, robótica e manufatura aditiva. Para se ter dimensão da relevância, a edição de 2024 atraiu 37,5 mil visitantes de 67 países.

 

Oportunidade

 

Um dos grandes diferenciais do programa é a sua acessibilidade. Ao contrário de missões internacionais focadas exclusivamente em grandes corporações, a BIEMH busca capilaridade.

 

O empresário de São Bento do Sul/SC, Gilmar Weiss, da Metalúrgica Weiss, participou da edição de 2024 e já confirmou presença para este ano. Ele desmistifica a ideia de que o evento é apenas para gigantes do setor. “Minha empresa é pequena e tem outras com cerca de 10 funcionários que também foram selecionadas”, relata.

 

Segundo o empresário, a taxa de aprovação para empresas brasileiras é alta. “É muito difícil alguém ter o benefício negado. Isso só ocorre mesmo se, ao analisar a documentação, a organização entender que aquele setor pretendido não pode ser atendido na feira. O objetivo mesmo é atender ao pessoal do metalmecânico”, explica.


Negócios e networking

 O pacote de benefícios para os selecionados vai além da logística de estadia (a passagem aérea não está inclusa). O foco é a geração de negócios. “Lá você está conectado a pessoas do mundo todo”, resume Weiss, destacando o valor do networking internacional proporcionado pelo ambiente da feira.

 

Os participantes têm acesso a salas VIP, que são espaços reservados para negociações privadas com expositores ou para gestão remota da empresa no Brasil durante o evento. Também integra a agenda visitas técnicas a fábricas em Bilbao e reuniões com gestores municipais, permitindo um benchmarking direto com a indústria europeia.

 

Além disso, o evento oferece uma imersão logística. Conforme Weiss, Bilbao é um hub logístico estratégico, com um braço de mar que conecta as indústrias locais diretamente ao oceano para exportação, uma realidade que os visitantes poderão conferir.

 

Sobre a feira

Para os empresários que ainda avaliam a participação, é fundamental entender o ecossistema técnico que encontrarão em Bilbao. A feira cobre toda a cadeia de valor da indústria, conectando fornecedores de tecnologia de ponta aos setores mais exigentes do mercado global.

 

A lista de expositores da BIEMH 2026 é abrangente e reflete a transição para a Indústria 4.0. Além das tradicionais maquinarias para arranque e deformação, o evento dá forte ênfase à robótica e automação de processos e fabricação, essenciais para a modernização das linhas de produção.

 

O mix de expositores também inclui ferramentas, componentes e acessórios específicos para máquinas-ferramenta, soluções de metrologia e controle de qualidade, cruciais para certificações internacionais e serviços voltados para a produção e gestão empresarial, integrando o chão de fábrica à administração.

 

O perfil dos visitantes confirma a feira como um hub multissetorial. O evento atrai compradores e tomadores de decisão de indústrias estratégicas, muitas das quais possuem forte correlação com a economia catarinense, como o setor automotivo, de moldes e ferramentaria, e a própria metalmecânica.

 

Além destes, a feira é ponto de encontro para setores de alta complexidade, incluindo aeronáutica e ferroviário, energia, óleo e gás, siderurgia e construção metálica. Essa diversidade de público reforça o potencial do evento não apenas para a compra de equipamentos, mas para a prospecção de novos clientes e parcerias em cadeias de suprimentos globais. “Sem dúvida é um evento que pode agregar muito para as empresas brasileiras”, reforça Gilmar.

 

Serviço e prazos

 

O tempo para garantir a participação é curto. As inscrições para o Programa Comprador encerram impreterivelmente no dia 2 de fevereiro.

 

Empresários interessados devem procurar a Fundação Empreender para obter o link de cadastro e mais informações sobre a elegibilidade.

 

Informações

 Whatsapp: (47) 99176-5919

© Copyright 2016-2026 | Blog do Espeto | Tribuna | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page