Ciranda Política
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- há 2 horas
- 4 min de leitura

A pauta
Nas primeiras sessões da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, deve ser a saúde, UPA, e outras cositas mais...Andei ouvindo umas coisas que me deixaram de cabelo em pé. É esperar para conferir!

MDB
O diretório estadual do MDB de Santa Catarina deliberou, na noite desta segunda-feira, a orientação para que os filiados se desvinculem do governo de Jorginho Mello (PL) e o início da construção de um projeto próprio para as eleições ao Governo do Estado em 2026.
A decisão foi tomada por unanimidade em reunião realizada no Hotel Castelmar, em Florianópolis. A decisão foi tomada depois que Jorginho abandonou Carlos Chiodini, o que tinha anunciado como seu vice, e depois convidou o prefeito de Joinville, Adriano Silva do Novo para ser seu novo vice.
MDB II
Em nota oficial, o partido estabeleceu a “independência” como diretriz e orientou seus filiados a se desvincularem das funções que exercem na administração estadual. O texto opta pela palavra “orienta”, sem determinar a obrigatoriedade ou prazos para a entrega dos cargos.
MDB III
Além da candidatura própria, a resolução autoriza o início de diálogos com outras legendas para a construção de alianças. Apesar do afastamento do Executivo, a nota ressalta que a bancada do MDB no Poder Legislativo manterá o apoio a projetos de interesse do Estado, preservando a “responsabilidade institucional” independentemente do posicionamento eleitoral.
MDB IV
Para onde o velho MDB de guerra olhar, vê em Santa Catarina antigos e novos desafetos. É o ciclo normal do Poder. Mas outro grande problema para o MDB é que com Amin - PP, antiga Arena, fica muito difícil ir junto. Metade de cada barco pula fora. Inimigos por décadas não misturam sangue. Mas em política até vaca voa. Já João Rodrigues, depois de ter enxotado o MDB, dizendo que não o queria em seu projeto, vai montar no Manda Brasa? A frase de Churchill nunca fez tanto sentido aos emedebistas: "a política é a arte das escolhas menos piores...".
MDB V
Resumindo, agora o MDB não tem mais o que pensar, terá duas opções: ou vai com João Rodrigues – PSD, ou lança uma candidatura própria. Entre os nomes estão o próprio Chiodini, Antídio Lunelli, Pinho Moreira, e existem alguns que pensam em Mauro Mariani. No caso de Mariani, acredito que não deve voltar atrás sobre não disputar mais eleições. Mas...

No PSD
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou na noite desta terça-feira sua filiação ao PSD. Caiado, que já vinha ensaiando deixar o União Brasil devido a resistências do partido a confirmar sua candidatura à Presidência, agora se junta ao PSD de outros dois pré-candidatos ao Palácio do Planalto: os governadores do Paraná, Ratinho Jr, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab comemora.

Com o governador
O prefeito de Papanduva, Tafarel Schons – PL, acompanhado da esposa Fernanda Bastos Homechen, estiveram em visita ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello - PL. “O encontro reforçou o alinhamento institucional entre o município e o Governo do Estado, com foco em desenvolvimento e novos investimentos”, relatou Tafa.
Suspendeu
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, em decisão liminar, os efeitos da Lei Estadual 19.722/2026, que proibia a adoção de cotas raciais e outras políticas de ação afirmativa por instituições de ensino superior públicas ou que recebam recursos públicos no Estado.
O governador
De Santa Catarina, Jorginho Mello -PL tinha sancionado a lei que PROIBIA A adoção de cotas em universidades e escolas com verbas públicas no estado.
Para a magistrada
Desembargadora do TJSC, Maria do Rocio Luz Santa Rita, a manutenção provisória da lei poderia gerar situações administrativas de difícil reversão, especialmente no início do ano acadêmico, o que justificou a concessão da tutela de urgência.
Preliminarmente
A relatora entendeu presente a plausibilidade da alegação de inconstitucionalidade material, ao considerar que a proibição ampla e genérica de ações afirmativas de cunho étnico-racial apresenta aparente incompatibilidade com o regime constitucional da igualdade material e com os objetivos de redução das desigualdades e de combate à discriminação.
Só para lembrar
Que a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, conhecida como Lei de Cotas, determina que instituições federais de ensino superior e técnico reservem no mínimo 50% de suas vagas para alunos oriundos da escola pública. Essa política de ações afirmativas inclui subcotas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, visando democratizar o acesso à educação.
48 horas
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu ontem o prazo de 48 horas para que o governo de Santa Catarina envie mais informações e esclarecimentos sobre a nova legislação que proíbe cotas raciais para ingresso em universidades do estado.
48 horas II
O ministro justificou a urgência “ante a notícia de processos seletivos em andamento potencialmente afetados pela legislação estadual impugnada”, porém sem fazer menção a algum certame em específico.

Na Suíça
A vice-governadora cumpre compromissos institucionais acompanhada do secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, responsável pela condução da agenda técnica e econômica da missão, além de representantes da InvestSC, da FIESC e de empresas catarinenses.
Na Suíça II
O SC Day in Bern, que será realizado pelo Governo de Santa Catarina na Suíça, marca um novo momento da presença internacional do Estado na Europa e consolida o relacionamento com um dos principais ecossistemas de inovação do continente. O evento integra a missão oficial liderada pela vice-governadora Marilisa Boehm, entre os dias 25 e 30 de janeiro, com foco em cooperação econômica, inovação e atração de investimentos.



