Ciranda política
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- há 7 dias
- 3 min de leitura

Na estrada
O atual deputado estadual, Maurício Peixer – PL, que já garantiu pelo menos R$ 3 milhões de emendas para São Bento do Sul, fora as reivindicações conseguidas junto ao governador Jorginho Mello – PL, cumpre desde ontem, agenda com lideranças empresariais e apoiadores. Esteve em São Bento do Sul, reunido com o suplente de vereador Célio Kososki, o qual reuniu em sua residência, apoiadores da candidatura de Peixer.
Na estrada II
E também nesta quarta-feira, estará reunido com vereadores de Mafra e Papanduva, além de vereadores e ex-vereadores e com o ex-prefeito de Monte Castelo Jean Carlo Medeiros de Souza - PL. Peixer já possui apoios em outros municípios da região, isso inclui Major Vieira, Timbó Grande e Porto União. Realmente o deputado, nascido em Guaramirim, já tem um forte aparato político, envolvendo uma combinação eficiente na articulação partidária e com alianças estratégicas ruma à sua à sua reeleição.
Falando em Pré-candidatos...
A federal em Joinville
E que provavelmente irão subir a serra até a região do Planalto Norte. Rodrigo Coelho – MDB, Zé Trovão – PL, Sargento Lima – PL, Carlito Mers – PT, Coronel Armando – PP, Rejane Gambini – Novo e a vereadora Liliane da Frada – Podemos.
Pré a estadual em Joinville
Os atuais deputados, Maurício Peixer – PL, Fernando Krelling – MDB e Matheus Cadorin – NOVO. E ainda são pré-candidatos ou desejam sê-los: Diego Machado (PSD), Tânia Larson (UB), Érico Vinicius (NOVO), Lucas Souza (Republicanos), Mateus Batista (UB), Neto Petters (NOVO), Ascendino Batista (PSD), Vanessa Rosa (PT) e Wilian Tonezi (PL). Quase metade dos 19 vereadores de Joinville. Também se cogita o nome do vereador Adílson Girardi (estadual), hoje filiado ao MDB e da volta de Chico de Assis – PT.
Já aqui no Planalto Norte
Pré a estadual, Silvio Dreveck – PP, São Bento do Sul, o prefeito Tomazini – PL, mas que está numa sinuca de bico, já que o vice, meio que freio sua intenção. Em não sendo Tomazini candidato, os nomes são o do secretário de obras, Luiz Neri, o Magrão e também tem se ensaiado, a chefe de gabinete, Suzana Teles – PL.
Ainda de São Bento do Sul, Jaciara Machuga – PT. E continua a lista, o vice de Rio Negrinho, Pablo Ribeiro – PSD, Emerson Maas – MDB prefeito de Mafra, Mafra, Juliana Maciel - PL prefeita de Canoinhas, ex-deputado Antônio Aguiar – hoje no Podemos, ex-prefeito de Papanduva, Jefinho Chupel – PSD, ex-prefeito de Porto União, Elizeu Mibach – hoje no PSDB. E ainda, a vice-prefeita de Porto União, eleita em 2024 pelo MDB, Suelen Geremia se filiou ao Republicanos e confirmou que é pré-candidata à Assembleia Legislativa em outubro de 2026.
Isso que
Que essa relação é provisória, pois ainda devem também subir a serra, candidatos de Jaraguá do Sul, Guaramirim, e virem de cima, ou melhor, de Caçador, Videira, Lages, além de Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú e do vale do Itajaí, mais precisamente de Blumenau. E acreditem, também alguns vêm do Oeste e do Sul.
Mas a federal
Aqui na região, o presidente da Câmara de São Bento do Sul, Gilmar Pollum – PL, já afirmou que poderá concorrer a deputado federal. Uma coisa é certa, se conseguir apoio do PL da capital para entrar na nominata, poderá ser o único pela região a buscar uma vaga na Câmara Federal.
E para todo esses pré-candidatos
O Planalto Norte de Santa Catarina soma 181.068 eleitores aptos a votar, número que demonstra a relevância política da região no cenário estadual. Os dados da Justiça Eleitoral indicam que, caso haja concentração de votos em nomes ligados à própria região, o eleitorado local possui base suficiente para eleger representantes à Alesc, -Assembleia Legislativa de Santa Catarina e também à Câmara Federal. Mas todos sabemos que parte desses eleitores, irão votar em candidatos que vêm de fora, e isso chega a 30% a cada eleição.
Por: Vilmar Bueno - Espeto
Diretor/Editor Geral
blog do espeto - Jornal Tribuna



