ArcelorMittal abre vagas para formação profissional de jovens de São Franscisco do Sul
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- há 25 minutos
- 3 min de leitura

Ação faz parte do Programa Sustentabilidade Técnica que, desde a sua criação, em 2018, já formou no Curso Técnico em Eletromecânica, mais de 370 jovens da comunidade, sendo que 91% conquistaram posições na ArcelorMittal e em empresas da região.
Uma nova turma do Sustentabilidade Técnica, programa realizado pela ArcelorMittal em parceria com o SENAI, está com inscrições abertas. São 35 vagas no total e os candidatos selecionados terão a oportunidade de realizar o Curso Técnico em Eletromecânica, no SENAI de São Francisco do Sul, com dois anos de duração, de forma gratuita.
Os alunos com os melhores desempenhos também têm a possibilidade de estagiar dentro da ArcelorMittal e concorrer a oportunidades de trabalho na empresa. As aulas vão acontecer de segunda à quinta, das 18h30 às 21h30.
A prova escrita, primeira etapa eliminatória para ingresso no programa, será realizada no dia 28 de fevereiro, às 8h, no SENAI de São Francisco do Sul. Os jovens selecionados nesta fase passarão ainda por uma rodada de entrevistas entre os dias 9 e 13 de março. O curso tem previsão de início no dia 23 de março. Interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDivnlONj4jb0LkJ2PvKl0EDQRQkdRC_yAyRgt5zxxmytS2A/viewform
O Gerente de RH, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Max Polastri, destaca a importância do programa para o desenvolvimento profissional da comunidade local. “Hoje, temos em nosso quadro de empregados 140 pessoas que vieram do Programa, sendo que 32% deste total já obteve pelo menos uma promoção na ArcelorMittal. O Sucesso Total deste programa está no impacto positivo que uma educação de qualidade proporciona na vida destas pessoas, garantindo melhores colocações na indústria”.
Quem pode participar
O Curso Técnico em Eletromecânica é destinado para pessoas de 18 anos ou mais residentes em São Francisco do Sul, que tenham concluído o ensino médio até 2025. Desde o início, o Sustentabilidade Técnica incentiva a participação de mulheres e destaca que esta é uma grande oportunidade também para desenvolver uma carreira técnica, com possibilidade de atuar em atividades de diversas áreas dentro da indústria. Dos 375 alunos que já passaram pelo curso, 109 eram mulheres e esse número está crescendo. Antes do Programa, a Unidade Vega da ArcelorMittal tinha no quadro de empregados apenas 8% de mulheres, hoje são 19%.
Programa Sustentabilidade Técnica
Criado em 2018, o programa Sustentabilidade Técnica foi idealizado pela ArcelorMittal, em parceria com o SENAI, com o objetivo de fortalecer a formação de mão de obra qualificada no município de São Francisco do Sul para o preenchimento de vagas na Unidade Vega. Desde a criação, o Curso Técnico em Eletromecânica, que faz parte do programa, formou 10 turmas de alunos, o que resultou em um aumento de 7% para 70% no número anual de moradores de São Francisco contratados pela ArcelorMittal. Por seu diferencial, o programa já recebeu diversas premiações.
ArcelorMittal – Unidade Vega
Maior produtora de aço no Brasil e líder mundial, a ArcelorMittal produz soluções em aço para variados segmentos industriais. Em Santa Catarina, a Unidade Vega, localizada em São Francisco do Sul, opera há 22 anos na produção de aços leves, flexíveis, fortes e resistentes que atendem os mercados automobilístico, de construção civil e de eletrodomésticos. A Unidade é uma das mais modernas na transformação de aço do Grupo, operando com avançados processos de decapagem, laminação e galvanização.
ArcelorMittal
Amanda de Moura Mariano - +55 47 98870-8491
Gerência de Comunicação e Relações Institucionais
Logos Conexão e Conteúdo
Simone Gehrke - +55 47 99971-6117
Débora Sabino Ramon - +55 47 99946-7714
