top of page

Câmara debate direito de escolha no parto e cobra melhorias na saúde e infraestrutura

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • 15 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Papanduva - A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 14 de outubro, foi marcada por um importante debate sobre a saúde da mulher e por uma série de cobranças direcionadas ao Poder Executivo.

 

ree

O plenário recebeu a visita de Ineir Mitmann, assessor da Deputada Estadual Paulinha, que apresentou um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa. A proposta visa garantir às gestantes o direito de escolher entre o parto normal e a cesariana pelo SUS, buscando reduzir a mortalidade neonatal. O tema foi reforçado pelo presidente da Casa, Vereador Edson Aparecido Schadek, autor da Moção de Apoio nº 0016/2025, que formaliza o suporte do legislativo papanduvense à iniciativa.

 

Saúde e estradas na mira dos vereadores

As demandas da população ditaram o ritmo dos pronunciamentos. O vereador Valdecir Vaneski (Branco) fez uma forte indicação pela reativação dos postos de saúde das localidades de Floresta São João e Palmito, um pedido antigo das comunidades rurais. Já Edson Schadek solicitou a disponibilização de exames de colonoscopia e endoscopia no Hospital São Sebastião, para evitar o deslocamento de pacientes. A infraestrutura também foi pauta central, com os vereadores Adeniz Humenhuka, Fernando Pivovar e Robson Alvaro de Lima apresentando diversas indicações para serviços de patrolamento, encascalhamento e melhorias em estradas das localidades de Pinhal, Rodeiozinho, São Tomaz, Rio do Engano, entre outras.

 

Projetos importantes e orçamento de 2026 em discussão

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram em redação final o Projeto de Lei nº 0045/2025, que autoriza o repasse de recursos financeiros da prefeitura para a Associação Hospitalar e Maternidade São Sebastião, garantindo um fôlego importante para a instituição. Além disso, o Projeto de Lei nº 0047/2025, que trata das diretrizes orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026, entrou em sua segunda fase de discussão, sendo uma das matérias mais importantes do ano para o futuro financeiro do município.

© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page