Advogado Angelo Celeski fala sobre o tema 'suicídio' na Tribuna Popular
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 27 de ago.
- 2 min de leitura

São Bento do Sul
O encontro desta terça-feira (26) contou com a tribuna popular de Angelo Celeski, que explanou sobre o suicídio. Ele é uma rede de apoio a pessoas que querem cometer suicídio há mais de 10 anos, abordando de uma forma direta e sem qualquer tipo de tabu. “Um suicídio a cada 40 minutos acontece no Brasil.
No mundo uma pessoa tira a vida a cada 40 segundos”, levantou o dado. “As pesquisas mostram que o suicida não quer tirar a vida, mas os problemas vão enchendo o “copo” e isso vai transbordar”, falou. Angelo pediu que os vereadores olhem com cuidado para o tema, especialmente aos professores das escolas em geral. “Nós temos atendido muitos professores”, comentou.
Na mesma sessão
Projetos, moção e tribuna popular entraram na pauta da sessão desta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Nesta reunião o vereador Marcelo Quost se ausentou por conta de uma agenda na capital federal, Brasília.
Entrou em segunda discussão e foi aprovado por unanimidade o projeto 101/2025, que autoriza o município a criar o Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Município de São Bento do Sul (Funproc). O objetivo da iniciativa é instituir a sistemática de arrecadação de honorários de sucumbência, ou seja, os honorários do advogado. Está previsto em lei que ele deve receber da parte vencida. Na última sessão, a vereadora Zuleica Voltolini pediu que o envolvimento do procurador fosse revisto, justamente por ele ser um agente político. O Procurador da Prefeitura Municipal, Adriano Stenzoski, esteve na Casa Legislativa nesta terça-feira para esclarecer a dúvida da parlamentar e outras questões levantadas. “Agradeço a presença do doutor Adriano aqui. Ele explicou de uma forma didática e tranquila o projeto, nos fazendo entendê-lo”, comentou o vereador Rodrigo Vargas.
Dois projetos passaram pela primeira discussão. O primeiro, o 107/2025, prevê uma alteração orçamentária do Samae de São Bento do Sul, com o objetivo de fortalecer o orçamento do Programa de Universalização dos Serviços de Água e Esgoto. A autarquia pretende realocar os recursos para os sacos laranjas e ao programa de reciclagem, além de investir em software e adquirir motocicletas para otimizar o setor comercial. “Um dos objetivos do projeto é que as estruturas do Samae sejam melhoradas”, comentou o vereador e líder de governo, Joelmir Bogo.
Já o projeto 108/2025 busca a aquisição de equipamentos e instalação do piso modular da Escola Professora Adélia Lutz, através dos recursos financeiros da Emenda Parlamentar Impositiva 660/2025, feita pelo deputado estadual Fernando Krelling, no valor de R$ 140 mil. O recurso foi adquirido através do vereador Diego Niespodzinski. “O piso da escola sempre foi de cimento. E o piso modular vai trazer um outro nível para as atividades físicas feitas lá. Os R$140 mil já estão na conta do município”, acrescentou o parlamentar.
Os parlamentares comentaram que os educadores realmente têm procurado apoio por conta de frustrações em sala de aula, estresse e outros motivos. Angelo finalizou a fala apresentando a forma de contato pelas redes sociais. Basta o internauta pode procurar por Navi SBS ou pela palavra suicídio para que a página já apareça.






