top of page

Pochmann afirma que mapa-múndi invertido teve “êxito instantâneo”

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • há 19 minutos
  • 1 min de leitura


Brasil

O presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Marcio Pochmann, afirmou nesta 2ª feira (12.mai.2025) que a versão invertida do mapa-múndi publicada pelo instituto teve “êxito instantâneo”. O mapa, que posiciona o Brasil no centro e com o sul voltado para cima, foi publicado por Pochmann em seu perfil no X (ex-Twitter) na noite de 4ª feira (7.mai). Segundo o presidente do IBGE, a publicação gerou um debate imediato sobre a posição do Brasil na nova ordem geopolítica mundial, marcada pelo protagonismo do Sul Global.

Pochmann também afirmou que houve alta demanda pelo novo mapa na biblioteca do instituto. alertas grátis do Poder360 concordo com os termos da LGPD. INSCREVA-SE INSCREVA-SE “A publicação do novo mapa-múndi pelo IBGE alcançou êxito instantâneo, considerando o importante debate aberto e destravado sobre o Brasil diante da nova geopolítica global impulsionada pela emergência do Sul Global”, escreveu.


ENTENDA Essa não foi a 1ª vez que o instituto alterou a forma de exibir o mapa-múndi. Em abril de 2024, o IBGE lançou uma versão em que o Brasil também aparecia no centro do mundo, mas sem que o mapa estivesse de ponta-cabeça....


O documento fazia parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar. A versão, no entanto, apresentava uma série de erros. Uma sequência trocava os mapas dos períodos Jurássico (o qual diz ter sido há 135 milhões de anos) e Cretáceo (65 milhões de anos) –diferença de 70 milhões de anos. Também trazia informações incorretas sobre a idade, duração dos períodos geológicos e separação dos continentes no planeta. À época, o IBGE reconheceu as falhas e publicou uma errata.




© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

paulo_drege_roxo.png
bottom of page