top of page

Defesa Civil emite alerta para chuva e temporais isolados em SC nesta sexta-feira

Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETOVilmar Bueno, o ESPETO


Estado

Temperaturas diminuem por conta da chuva (Foto: Ricardo Wolffenbüttel, Arquivo Secom)

A instabilidade provocada por um sistema de baixa pressão em vários níveis da atmosfera traz chuva e temporais isolados para Santa Catarina nesta sexta-feira (18). Os fenômenos devem iniciar no Grande Oeste, durante a madrugada, e se estender para as demais regiões catarinenses no decorrer do dia. Os temporais devem vir acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, trazendo risco moderado para ocorrências, de acordo com a Defesa Civil estadual.


Os meteorologistas do órgão indicam que, durante a manhã, a chuva deve se intensificar, com risco de raios e ventos fortes. À medida que o dia avança, as áreas afetadas devem se expandir, atingindo os Planaltos, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, a expectativa é de chuvas mais fracas, mas ainda há chances de temporais isolados.


“A instabilidade deve ser mais intensa nas regiões do Oeste e Planalto Norte, onde as condições são favoráveis para fenômenos severos, como granizo e rajadas de vento”, alertou a central de monitoramento da Defesa Civil em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (17).


Ainda no amanhecer, as temperaturas mínimas ficam em torno de 15°C no Planalto Sul e variam de 16°C a 20°C no restante do Estado, diminuindo devido à chuva.



À tarde, as máximas ficam entre 20°C e 24°C na maior parte do Estado e próximas dos 27°C em pontos do Grande Oeste e do Norte catarinense. 


Os ventos devem soprar de nordeste a sudeste, de fraco a moderado.

No sábado (19), as condições climáticas devem começar a se estabilizar, embora ainda haja a possibilidade de chuvas persistentes no Litoral Norte e temporais isolados no Grande Oeste.


Recomendações de Segurança

Diante da previsão, a Defesa Civil recomenda que a população:

  • Procure abrigo em locais seguros, longe de árvores e estruturas que possam ser arremessadas durante os temporais;

  • Evite entrar na água em praias durante as tempestades;

  • Não atravesse ruas alagadas ou pontes submersas.

Comentários


© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

paulo_drege_roxo.png
bottom of page