Últimas da Política
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 20 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Muito estranho!
Foram estas as palavras do presidente do PSDB de São Bento do Sul, Geraldo Weihermann, sobre as colocações do vereador tucano Jairson Sabino, em conversa com o presidente tucano em SC, deputado Marcos Vieira.
O que foi publicado por Sabino
"O presidente do PSDB catarinense declarou ao vereador que dissolveu todos os diretórios municipais do partido, situação que deve perdurar até abril/24, quando eleições definirão os novos diretórios em todo o Estado. Marcos Vieira incumbiu Jairson Sabino a fazer reuniões, a fim de saber quantos são e quem são os tucanos no município. “Hoje, ninguém está autorizado a falar em nome do PSDB, a não ser o comando estadual, portanto, Sabino, vá fazendo as reuniões em São Bento do Sul, precisamos saber com quem vamos poder contar daqui para frente”, sentenciou Vieira.
Para
Geraldo, os diretórios continuam constituido, registrado e organizado, tendo ele como presidente. Senão vejamos:

Opções
A secretária de saúde de Papanduva, Cátia Taciana Thorstenberg, que vem realizando um bom serviço frente à pasta, se tornou uma opção para concorrer à Câmara de vereadores em 2024. Outra opção poderia ser Luiz Eduardo Saliba.
Continua firme
"Esse sempre foi o meu sonho" - Essas foram as palavras do pré-candidato do PP, Cesar do Germânia, acerca de comentários que circularam nas redes sociais, de que ele tinha desistido de concorrer a prefeito em 2024. É esperar para conferir!
Trégua
Após uma breve trégua, a chuva intensa que já deixou 64 municípios catarinenses em situação de emergência deve retornar a Santa Catarina na próxima terça-feira (21). De acordo com a Defesa Civil, o forte calor associado ao fluxo de umidade causarão novos temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Embaixo da água
Rio do Sul enfrenta a segunda pior enchente da história e a quinta somente este ano. A prefeitura estima aproximadamente 19 mil desalojados e quase 1,8 mil desabrigados na cidade atualmente. Isso representa praticamente um terço da população local. Com o pico do Rio Itajaí-Açu em 13,04 metros, metade da área urbana ficou inundada. A situação é crítica também em outros municípios da região, como Taió, Rio do Oeste, Trombudo Central e Pouso Redondo.
As promessas de Jorginho
O governador Jorginho Mello disse que vai tirar do papel obras como a dragagem de 21 quilômetros do Itajaí-Açu entre Rio do Sul e Lontras. Nesse trecho, há grandes rochas que freiam a descida da água, o que aumenta e prolonga as inundações nas cidades da região. O governador citou ainda a necessidade de executar as obras de três mini barragens previstas para Mirim Doce, Petrolândia e Trombudo Central.
As promessas de Jorginho II
Essas obras, além de várias outras como canal extravasor com controle de vazão no Salto Pilão, foram elencadas por meio de um estudo da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Foi desse documento, por exemplo, que saiu a recomendação para a sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga, ambas já executadas pelo governo do Estado.




