Vereadores rejeitam requerimentos do Presidente Gilmar Pollum
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- há 13 minutos
- 2 min de leitura

A 60ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (27) contou com a discussão e aprovação de projetos do Executivo e Legislativo. Os acadêmicos de Ciências Contábeis, da Univille, assistiram ao encontro.
Dois requerimentos de informação, de autoria do vereador Gilmar Pollum, pedindo explicações à Secretaria de Obras e à Prefeitura sobre a base legal do apoio do Executivo ao evento “ExpoSãoBento”, promovido recentemente no município, foram votados.
“Queremos apenas esclarecer algumas dúvidas que estão me cobrando. Nada mais justo que saná-las”, comentou o vereador. Os parlamentares Cátia Friedrich, Joelmir Bogo, Luiz da Luz, Terezinha Dybas e Vilson da Silva foram contrários ao primeiro requerimento, alegando que as informações já estão disponibilizadas no Portal da Transparência.
Já Rodrigo Vargas, Diego Niespodzinsk e Zuleica Voltolini foram favoráveis. O segundo pedido foi aprovado, entretanto, os vereadores solicitaram que uma das partes do documento seja suprimida.
Já em segunda discussão, no total, cinco projetos foram aprovados. Um deles é o 124/2025, do Executivo, que institui o serviço de remoção e guarda de veículos automotores retidos em operações de fiscalização de trânsito urbano em São Bento do Sul. A iniciativa pretende modernizar a legislação em vigor, atualizada em 2004. Os locais sofrerão manutenção de guinchos e pátios de recolhimento , mediante cobrança das despesas, remoção, apreensão e outros. Inclusive, com a aprovação, uma empresa será escolhida, através de licitação, para cuidar dos carros. “Esses carros estão em um terreno, gerando um custo de aluguel”, comentou o vereador Joelmir Bogo.
Outro projeto votado foi o 154/2025, que autoriza o Executivo a firmar convênio com o Município de Campo Alegre, a fim de restaurar uma ponte sobre o Rio Negrinho, na localidade de Corredeiras, na divisa das duas cidades. A parceria se dará através de um kit ponte, garantido por Campo Alegre, e o maquinário e mão de obra através de São Bento do Sul. “Essa ponte é de madeira e gera muita manutenção”, disse Bogo.
Já em primeira discussão, somente um projeto entrou na pauta. Ele, o 54/2025, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, busca instituir a Semana Municipal da Cidadania Juvenil. Em alusão ao Dia Nacional da Juventude, a programação acontecerá na segunda semana de agosto, com o objetivo de promover debates e dar visibilidade a temas de interesse da juventude. “Esse projeto teve origem mirim, através do vereador mirim Edison, da Escola Osny Vasconcellos. O objetivo é promover o protagonismo jovem, além de incentivar o papel da juventude na construção de uma sociedade melhor”, comentou a vereadora.
Os vereadores Cátia Friedrich, Luiz da Luz, Joelmir Bogo, Vilson da Silva, Gilmar Pollum, Zuleica Voltolini, Diego Niespodzinski, Rodrigo Vargas e Terezinha Dybas participaram da Palavra Livre desta sessão.






