São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre ganharam 1.700 novas empresas em 2025
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- há 22 horas
- 2 min de leitura

Saldo positivo é puxado pelos setores de comércio, transporte e indústria
Os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre registraram desempenho positivo na criação de empresas em 2025, conforme dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). Juntos, os três municípios somaram 3.495 empresas constituídas e 1.764 empresas extintas entre janeiro e dezembro do ano passado. O saldo é positivo de 1.731 novos CNPJs, principalmente nas áreas de comércio, transporte e indústria.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, destacou a força do empreendedorismo na região. “O Planalto Norte é uma região muito favorável para o desenvolvimento das empresas, pois conta com uma população trabalhadora, empreendedora e muito criativa.
Esse saldo positivo mostra que estamos no caminho certo, com apoio aos novos negócios, desburocratização e gerando empregos”, afirma.
De acordo com os dados, São Bento do Sul registrou saldo de 1.115 novos CNPJs em 2025, enquanto Rio Negrinho somou 417 e Campo Alegre 199. A maior parte das novas empresas são de micro e pequeno porte, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs).
“Cada novo CNPJ que surge é uma oportunidade de emprego e renda.
Nesse sentido, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), apoia as novas empresas com medidas como crédito e incentivo fiscal. O empreendedorismo está aquecido na região, apesar dos desafios enfrentados no ano passado”, complementou o secretário Silvio Dreveck.
O momento positivo do empreendedorismo fez crescer o número de empresas ativas na região. São Bento do Sul possui cerca de 14,5 mil empresas ativas, entre pequeno e grande porte. Já Rio Negrinho soma 6,4 mil CNPJs e Campo Alegre tem 2,1 mil.



