Setembro Amarelo: um mês para falar sobre a vida
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 1 de set.
- 2 min de leitura

São Bento do Sul
Chegamos a setembro, mês marcado pela cor amarela e por um propósito extremamente importante: a prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha mundial que busca promover o diálogo sobre saúde mental, combater tabus, diminuir estigmas e incentivar as pessoas a procurar e oferecer apoio.
No Brasil, a iniciativa começou em 2015 e vem ganhando força a cada ano, lembrando a todos nós que falar sobre saúde mental é fundamental.
Sinais de alerta
Muitas vezes, os sinais de que algo não vai bem parecem invisíveis, mas pequenas mudanças podem ser um pedido de ajuda:
• Alterações no sono ou na alimentação; • Isolamento social; • Aumento no consumo de álcool ou drogas; • Queda no desempenho escolar ou profissional.
Prestar atenção nesses sinais pode salvar vidas.
Como buscar ajuda
Se você está passando por um momento difícil, saiba que não está sozinho. Conversar com amigos, familiares, colegas de trabalho ou com alguém de confiança pode ser o primeiro passo.Quando necessário, procure apoio psicológico.E lembre-se: o Centro de Valorização da Vida (CVV) está disponível 24 horas, gratuitamente, pelo telefone 188. O atendimento é sigiloso e anônimo.
Como oferecer apoio
Às vezes, o que uma pessoa mais precisa é de alguém que escute sem julgamentos. Esteja presente, ofereça suporte com um gesto de gentileza, uma conversa ou simplesmente mostrando que se importa. Incentive a busca por ajuda profissional.
Uma mensagem da Secretaria de Saúde
A vida é a nossa dádiva mais preciosa. Momentos difíceis não definem sua história.Perdoar a si mesmo, pedir ajuda e acolher quem precisa são atitudes que fazem a diferença.Você é único, insubstituível e não está sozinho.
A Prefeitura apoia esta causa e está à disposição da comunidade. Vamos juntos fortalecer a vida e o cuidado com a saúde mental.






