Secretário Magrão e equipe técnica fazem visita ao RS para conhecer modelo de PPP de Iluminação Pública
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- há 50 minutos
- 2 min de leitura

O secretário de Obras de São Bento do Sul, Luiz Neri (Magrão), esteve recentemente nos municípios de Sapiranga e Canoas, no Rio Grande do Sul, acompanhado por equipe técnica da Prefeitura e do BRDE, para uma visita voltada ao conhecimento da modelagem já implantada de Parceria Público-Privada (PPP) no setor de Iluminação Pública.
A iniciativa teve como objetivo a troca de experiências e o aprofundamento técnico sobre os serviços executados por meio dos contratos de PPP nesses municípios, contribuindo para que São Bento do Sul possa definir, de forma mais assertiva, as soluções que melhor atendam às necessidades locais.
Segundo o secretário Magrão, a visita foi fundamental para conhecer referências já consolidadas. “A intenção da nossa visita a Sapiranga e Canoas foi exatamente conhecer de perto os serviços que vêm sendo executados por meio da PPP nesses municípios. Esse intercâmbio foi extremamente produtivo e nos ajuda a escolher o melhor modelo para São Bento do Sul”, destacou.
A estruturação da PPP de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes de São Bento do Sul teve início em setembro de 2025, com uma reunião que contou com a presença do prefeito Antonio Tomazini e secretários de diversas pastas diretamente envolvidas no projeto. Na ocasião, o secretário de Obras foi definido como porta-voz da Prefeitura no processo de estruturação da parceria.
Serão investidos cerca de R$ 50 milhões, São Bento do Sul, e será a primeira cidade catarinense a receber esse modelo, que acarretará em uma cidade totalmente com cobertura de iluminação LED, dispositivos inteligentes de monitoramento, luzes ornamentais e muito mais.
Ao longo dos últimos quatro meses, foram realizados diagnósticos técnicos e estudos de cenários nas áreas jurídica, de engenharia e econômico-financeira. Esses estudos irão subsidiar decisões estratégicas relacionadas, por exemplo, à modernização e ampliação do parque de iluminação pública, à projeção de economia de energia, aos benefícios ambientais e à melhoria dos serviços prestados à população.
A modelagem da PPP em São Bento do Sul está sendo estruturada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com apoio técnico do consórcio formado pelas empresas Moysés & Pires Sociedade de Advogados, KRM Energia e Meio Ambiente e Sporos Gestão de Valor.
A Prefeitura tem cumprido rigorosamente o cronograma estabelecido para cada etapa do processo. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de aprovação dos estudos de viabilidade e diagnósticos. Na sequência, será desenvolvida a modelagem jurídica, técnico-operacional e econômico-financeira.
Após a conclusão dessa etapa, o projeto passará por validação externa, com a realização de Audiência e Consulta Públicas, garantindo a participação da população e dos públicos de interesse, antes da abertura do processo licitatório para contratação da PPP.




