top of page

Prefeitura informa sobre oficinas de cultura digital realizadas em comunidades rurais

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • 7 de out.
  • 2 min de leitura
ree

A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretária de Educação, informa que o projeto "Oficinas de Cultura Digital: Inclusão e Capacitação para Comunidades Rurais"; está em andamento no município. A iniciativa tem como objetivo promover o acesso à cultura digital e ao design gráfico em comunidades rurais e periféricas, fortalecendo a inclusão e o protagonismo de crianças e jovens.


Em outubro, teve início a segunda etapa do projeto na Escola Básica Municipal Alexandre Pfeiffer, que atende estudantes das comunidades do bairro Lençol e Loteamento Alpestre. A unidade conta com infraestrutura equipada com acesso à internet, Chromebooks e carrinho de recarga, o que possibilita a realização das oficinas de Cultura Digital e Design Gráfico. As atividades ampliam as oportunidades de aprendizagem e aproximam os alunos das linguagens tecnológicas e criativas, contribuindo para o desenvolvimento de novas habilidades e para o fortalecimento do vínculo entre educação e cultura.


As oficinas têm carga horária de 12 horas e são conduzidas por Júlio Tonim Neto. Divididas em oito encontros de 1h30 cada, com uma metodologia que alia fundamentos técnicos à liberdade criativa. Durante as aulas, os participantes utilizam softwares de design e animação, plataformas de modelagem 3D e realizam exercícios práticos, desenvolvendo suas próprias criações digitais de forma gradual e personalizada.


A coordenação de produção cultural e executiva do projeto é de Alessandra Regina Nascimento Tonim, profissional com ampla experiência na gestão e execução de projetos artísticos em Santa Catarina e outros estados.


A iniciativa é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoio da Prefeitura por meio da Secretária de Educação. Com ações como esta, o Estado e o município reafirmam o compromisso com a democratização do acesso à arte, à cultura e à tecnologia, promovendo capacitação e inclusão digital como caminhos para o fortalecimento das comunidades rurais e periféricas.

© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page