top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Parceria entre APAE e SEMED, apresenta o Projeto “Os Bonecos Especiais”



São Bento do Sul


Na manhã desta segunda-feira (23), o CAESP Girassol APAE de São Bento do Sul, em parceria com a Secretaria de Educação - realizaram um ato solene de apresentação do projeto “Os Bonecos Especiais”, que foram confeccionados de forma artesanal pelo Clube de Mães da APAE - em alusão ao Dia Municipal de Prevenção de Deficiências (21 de agosto).



Na oportunidade foi disponibilizado a história dos Bonecos Especiais de forma digital, para ser trabalhada junto aos alunos da Educação Infantil, com objetivo de sensibilizar para as questões da inclusão e trabalhar conteúdos de prevenção junto às famílias, de forma lúdica.


Também inovando e de forma digital, a Palestra de Prevenção de Deficiências foi disponibilizada ao Ensino Fundamental com o objetivo de levar conhecimentos aos alunos do 9º ano, sobre prevenção antes, durante e depois do nascimento. Essas ações marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema é "Transformar conhecimento em ação". Segundo a OMS 70% das deficiências podem ser evitadas com medidas de conhecimento e informação.


O prefeito Antonio Tomazini esteve presente e enfatizou estar feliz em participar deste momento. “Reforçamos constantemente a importância da conscientização da sociedade sobre as práticas inclusivas e de respeito às diferenças e a inclusão de todos, bem como a prevenção tão importante nos dias atuais. Parabenizo à APAE e Secretaria de Educação pela ação”, concluiu.


O secretário de Educação, Josias Terres, parabenizou à APAE pela iniciativa do projeto. ”O projeto só tem a somar com a educação municipal, pois será aplicado também nas nossas unidades educacionais. Nos colocamos à disposição para contribuir com o desenvolvimento desse projeto dos bonecos especiais”, disse.


A diretora do CAESP Girassol APAE de São Bento do Sul, Maria Goreti Ciupka Ehlke, agradeceu as parcerias do poder público e de toda comunidade no desenvolvimento das ações da instituição tanto na prevenção quanto no apoio ao trabalho institucional.

Também estavam presentes a vereadora Zuleica Voltolini, profissionais do CAESP Girassol e servidores da Secretaria de Educação.

Comments


bottom of page