Mauro Mariani recebe a maior honraria concedida pelo Parlamento Estadual
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O ex-deputado federal e atual diretor do BRDE, Mauro Mariani, recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense, a maior honraria do Parlamento Catarinense, por indicação do deputado Mauro de Nadal – MDB.
O evento foi marcado pelo reconhecimento a pessoas e entidades que fazem a diferença para Santa Catarina. Elas foram homenageadas pelos deputados estaduais com a Comenda do Legislativo Catarinense, a maior honraria concedida pelo Parlamento estadual.
O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia - PSD, lembrou que a comenda, pela variedade de homenageados, demostra uma das principais virtudes de Santa Catarina: a diversidade.
Mariani
Iniciou sua trajetória política em Rio Negrinho, no Planalto Norte catarinense, onde chegou com a família ainda garoto, vindo de Bituruna, no Paraná/PR.
Politicamente engajado, Mariani filiou-se ao PMDB em 1995, elegendo-se Prefeito de Rio Negrinho em 1996, sendo reeleito em 2000 com ampla maioria de votos. Em 2002, concorreu a Deputado Estadual e conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Em três oportunidades assumiu a Secretaria de Estado de Infraestrutura, de 2005 a 2006; em 2007; e entre 2009 e 2010. Durante esse período, em 2006, concorreu pela primeira vez à Câmara dos Deputados e foi eleito com 171.139 votos, a maior votação na história do PMDB.
Como Secretário estadual, ao lado do então Governador Luiz Henrique da Silveira, realizou importantes obras por todo o Estado. Foi responsável pelo projeto que pavimentou mais de 50 acessos aos nossos municípios, garantindo ligação asfáltica a 100% dos 295 municípios catarinenses, marca única de Santa Catarina em toda América Latina.
Foi reconhecido com o título de Cidadão Catarinense, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em abril de 2009. É presidente do Diretório Estadual do PMDB desde a Convenção de outubro de 2015, quando foi eleito por unanimidade.
Maior votação da história
Em 2010, Mauro Mariani foi reeleito para a Câmara dos Deputados com a maior votação da história de Santa Catarina e do PMDB, ao somar 186.733 votos. Nesse mandato, o parlamentar presidiu a Comissão Especial do Estatuto da Metrópole, sendo membro das Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Viação e Transportes.
Mariani percorreu o Brasil todo para realizar audiências públicas e discutir questões com as regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e metrópoles, além de diretrizes gerais para uma atuação integrada entre os entes federados (União, Estados e Municípios) no planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum, como transporte público, saúde, educação, saneamento e moradia.
Em 2014, Mariani reelegeu-se Deputado Federal com a terceira maior votação de Santa Catarina, com quase 200 mil votos, sendo novamente o mais votado do PMDB.
Em 2015, o Deputado Mauro Mariani assumiu a coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, liderando a bancada catarinense na cobrança por investimentos federais em Santa Catarina.
Mariani atuou destacadamente na Câmara dos Deputados e lutou por mais investimentos federais no Estado, em áreas como saúde, educação e infraestrutura.
Como Presidente do PMDB/SC, trabalhou pela modernização da sigla, valorização da militância e, principalmente, pela reconexão dos partidos com a sociedade.
Em 2018, Mauro concorreu ao governo do estado de Santa Catarina, ficando em terceiro lugar, com 836.844 votos, na disputa contra Gelson Merísio e Comandante Moisés.
Vilmar Bueno - Espeto
JP - DRT/SC - 3853
Diretor/Editor Geral
Jornal Tribuna - blogdoespeco.com



