top of page

Jorginho Mello confirma Adriano Silva prefeito de Joinville como pré-candidato a vice-governador

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

 

São Bento do Sul - 23/01/2026 - O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou Adriano Silva (Novo), atual prefeito de Joinville, no Norte catarinense, como pré-candidato a vice-governador nas eleições deste ano. O anúncio foi publicado na noite desta quinta-feira (22).


No vídeo, Jorginho Mello rasga elogios ao prefeito. “Adriano é um gestor jovem, competente, experiente e trabalhador. Não é por acaso que foi eleito e reeleito com quase 80% dos votos da população”, disse.


Conforme obriga a legislação eleitoral, Adriano Silva — que atualmente é prefeito de Joinville — precisará deixar o cargo até abril de 2026, faltando seis meses para as eleições.

“Na prática, para aceitar esse desafio, a legislação eleitoral exige que eu deixe o cargo de prefeito de Joinville. Farei isso com serenidade, planejamento e, claro, com dor no coração pelo sentimento de quem ama a cidade que governa”, afirmou Adriano.


Quando deixar a prefeitura, a vice-prefeita Rejane Gambin (Novo), deve assumir como prefeita da cidade. E a atual vice-governadora Marilisa Boehm - PL, poderá disputar uma vaga na Alesc.

Os dois finalizam o anúncio dizendo que não é apenas uma união de partidos, mas sim uma união de propósitos. “Santa Catarina, mais uma vez, sai na frente, unindo as forças de direita. Todo mundo trabalhando junto, olhando para frente, com entusiasmo e com muita fé”, encerram.

 


Quem não gostou

Foi o MDB. Até outro dia, o nome do deputado federal e secretário de Agricultura Carlos Chiodini circulava como “resolvido” para vice. O detalhe cruel é que Chiodini estava fora do país quando o acordo foi sacramentado. Política também é sobre estar presente quando a porta fecha.


Quem ficou de fora

Outra decisão é manter a dupla ao senado, os nomes do importado, Carlucho Bolsonaro - PL e Carol de Toni – NOVO. Com isso também deixa fora o atual senador Esperidião Amim – PP, fora da dupla que dever ter apoio integral de Jorginho e Adriano.


Isso poderá levar o MDB e o PP de Esperidião para uma aliança com João Rodrigues – PSD.

 

© Copyright 2016-2026 | Blog do Espeto | Tribuna | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page