top of page

Gilmar Pollum representa o Legislativo no lançamento da Frente Parlamentar SC-Polônia

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) lançou a Frente Parlamentar Santa Catarina-Polônia, coordenada pelo deputado estadual Ivan Naatz, com o objetivo de fortalecer as relações entre Santa Catarina e a Polônia nas áreas econômica, cultural, social e educacional.


A solenidade reuniu autoridades brasileiras e polonesas, entre elas o cônsul-geral da República da Polônia em Curitiba, Wojciech Baczyński, e o conselheiro da Embaixada da República da Polônia no Brasil, Maciej Brodowicz. Durante o evento, foi destacado o potencial de ampliação das parcerias comerciais, culturais e educacionais entre Santa Catarina e a Polônia.


O presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Gilmar Pollum, que representou o Poder Legislativo no evento, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento dos laços entre os dois países e para os municípios catarinenses que preservam a herança da imigração polonesa.

Segundo Pollum, a frente parlamentar contribuirá para a valorização da cultura, das tradições e da história dos imigrantes que ajudaram a construir Santa Catarina. Destacou ainda que a Polônia é um exemplo de desenvolvimento econômico, tendo se reinventado ao longo das últimas décadas e alcançado expressivo crescimento, tornando-se uma das economias que mais prosperaram na Europa. Para ele, essa aproximação pode abrir novas oportunidades de cooperação, investimentos, intercâmbios culturais, educacionais e comerciais.


Pollum também destacou a importância de fortalecer as entidades que preservam a cultura polonesa em São Bento do Sul, citando a Sociedade Cultural Polonesa Varsóvia. Segundo ele, a entidade já possui um terreno próprio e agora busca apoio para a construção de sua sede, que será um importante espaço para a preservação da cultura, da história e das tradições polonesas no município.


Outro ponto ressaltado pelo presidente da Câmara foi o projeto de valorização da história da imigração polonesa relacionado aos 150 anos da primeira missa celebrada em língua polonesa na região. A iniciativa, organizada pelo Padre Luciano Toller, prevê a realização de uma obra comemorativa que resgatará esse importante marco histórico e religioso, contribuindo para a preservação da memória dos imigrantes poloneses e de sua influência na formação cultural de São Bento do Sul e de Santa Catarina.

© Copyright 2016-2026 | Blog do Espeto | Tribuna | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page