Davos, vamos lá!
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 19 de jan.
- 1 min de leitura

São Bento do Sul - 19/01/2026 - O Fórum Econômico Mundial em Davos começa hoje. Isso significa que vários jatinhos particulares estarão pousando perto da pequena cidade dos alpes suíços, levando executivos e os nomes mais poderosos do mercado ao evento.
Para se ter uma ideia, serão mais de 850 presidentes de empresas, incluindo o CEO da Nvidia e o CEO da Microsoft. Apesar disso, todos estarão de olho mesmo no que Donald Trump tem a falar.
A expectativa é que o presidente americano fale sobre tarifas, sobre Groenlândia, sobre Irã, sobre Venezuela, sobre as ameaças ao presidente do Banco Central americano… um pouco de tudo.
Na agenda oficial do evento, o discurso dele está agendado para quarta-feira. Mas, ao que parece, ele pode precisar fazer alguns ajustes no roteiro do que vai falar até lá…
Isso porque parlamentares da União Europeia estão considerando impor tarifas de € 93 bi aos EUA, depois que o Trump prometeu impor tarifas extras de 10% aos países da OTAN que apoiaram a Groenlândia.
Na prática, esse pode ser o início de mais farpas entre o bloco europeu e a maior potência do mundo, marcando mais um movimento de peças no tabuleiro geopolítico e econômico.
Bottom-line: Por conta da possível decisão da UE, muitos já cogitam que hoje e amanhã tenham um clima “salve-se quem puder” no mercado. Memes como esse aqui rodaram nos grupos durante o final de semana.



