top of page

Câmara aprova a LDO em Papanduva

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • há 4 minutos
  • 2 min de leitura
ree

Papanduva - 05/11/2025 - A pauta mais pesada da noite passada foi votada e aprovada. Os vereadores deram o aval final ao Projeto de Lei nº 0047/2025, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. Na prática, a Câmara validou o "mapa da mina" que a Prefeitura deverá seguir no próximo ano, definindo as metas e onde o dinheiro público poderá ser aplicado. Com a aprovação da Redação Final, o texto agora segue para a sanção do Prefeito.


Pressão dos vereadores pelo reajuste dos servidores

O destaque do Expediente foi a articulação dos vereadores Valdecir Vaneski (Branco) e Adeniz Humenhuka. Juntos, assinaram a Indicação nº 0206, cobrando formalmente do Executivo o envio imediato do projeto de Revisão Geral Anual. O pedido é claro: garantir o reajuste inflacionário para todos os servidores municipais, de ativos a inativos, incluindo estagiários de ambos os poderes. A bola, agora, está com a Prefeitura.


Cultura e urbanismo

Dois novos projetos de lei prometem dar o que falar. Fernando Pivovar protocolou o PL nº 0052, que busca blindar as tradições locais ao reconhecer o Rodeio como patrimônio cultural imaterial de Papanduva. Na outra ponta, Mariângela Senna mira o caos urbano com o PL nº 0049, que obriga empresas de internet e telecomunicações a usar cores padrão em seus cabos aéreos, facilitando a identificação e a organização dos postes.


Fiscalização e falta de água em escola

As demandas da população ecoaram no plenário. Alcides Berto fez um apelo urgente (Indicação nº 0207) pela construção de um poço artesiano na Escola Márcia Saskoski, na Pratinha, que sofre com falta de água. Também foram pautadas a segurança no trânsito (lombada na Rua Jacob Schadeck e estudo de estacionamento no Bairro São Cristóvão) e a manutenção de estradas rurais (Gramados e Serra do Pinheiro Seco). A noite encerrou com o justo reconhecimento, via moção do presidente Edson Schadek, aos 44 anos da Lynel Têxtil, pilar da economia local.

© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page