top of page

Ciranda Política

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • 23 de jul.
  • 4 min de leitura
ree

Rodrigo e Diego

Não, não é uma dupla sertaneja - Os vereadores de São Bento do Sul, Rodrigo Vargas – PP e Diego da academia – MDB, estão se sobressaindo em suas atuações no Legislativo. Um dos fatos é a viagem dos dois a Brusque, onde buscam informações sobre os pacientes da cidade, que lá encontram dificuldades.


Rodrigo e Diego II

A visita a Brusque, que foi realizada pelos vereadores Rodrigo Vargas e pelo vereador Diego - MDB, é um passo fundamental para compreendermos as reais dificuldades enfrentadas pela população local. Embora saibamos que nem tudo pode ser resolvido em São Bento do Sul, é essencial que busquemos alternativas viáveis para melhorar o acesso a serviços médicos. Promessas foram feitas, mas a realidade nos mostra que precisamos agir rapidamente.

 

Caso Bolsonaro

A defesa de Bolsonaro desafia limites das cautelares. O ex-presidente Jair Bolsonaro cobrou do Supremo Tribunal Federal definições mais precisas sobre o que está autorizado a fazer, após ser acusado de violar medidas restritivas referentes ao uso de redes sociais e à concessão de entrevistas. O imbróglio expõe tensões institucionais e tem impacto direto no ambiente político e econômico do país.


Caso Bolsonaro II

Bolsonaro nega violação de ordens e questiona limites de cautelares: A defesa sustenta que o ex-presidente suspendeu o uso das redes sociais e não pode ser responsabilizado por terceiros que retransmitam entrevistas. O pedido é para que o ministro Alexandre de Moraes esclareça se a proibição inclui a simples fala à imprensa, já que esse conteúdo pode ser inevitavelmente replicado online.


Explicações

Pouco antes do prazo de 24 horas estipulado por Moraes, os advogados de Bolsonaro apresentaram as explicações requeridas pelo ministro. Alegaram que o ex-presidente não sabia que estava proibido de conceder entrevistas e garantiram que ele se manteria calado dali em diante.


Analisando

Morais deve analisar hoje as alegações da defesa de Bolsonaro. Segundo analistas, o ministro tem duas alternativas: encaminhar o caso à Procuradoria-Geral da República para que emita um parecer ou decidir sozinho. Caso avalie que as respostas não são suficientes, ele pode decretar a prisão do ex-presidente.


Política

Medidas restritivas e ameaça de prisão influenciam cenário político: Bolsonaro está obrigado a usar tornozeleira eletrônica, cumprir recolhimento noturno e não acessar redes, sob pena de prisão imediata em caso de descumprimento. A defesa declarou oficialmente que ele não fará manifestações públicas até novo posicionamento do STF.


Economia

Restrição afeta relações com autoridades estrangeiras e amplia debate sobre soberania: As determinações também impedem Bolsonaro de ter contato com autoridades de outros países. Episódios envolvendo seu filho Eduardo Bolsonaro, atualmente nos EUA, e as tentativas de barrar sua nomeação a cargos comissionados levantam preocupações sobre a influência internacional em decisões judiciais e repercutem no ambiente de negócios com os Estados Unidos.


Economia II

Instabilidade política traz incerteza econômica: As investigações relacionadas à tentativa de golpe e à atuação internacional de membros da família Bolsonaro repercutem negativamente para o Brasil, afetando negociações bilaterais e gerando ruídos sobre a segurança jurídica e política do país.


Segurança jurídica

Os desdobramentos do caso Bolsonaro reforçam a necessidade de segurança jurídica e equilíbrio institucional para garantir previsibilidade ao mercado. O impasse amplia as incertezas políticas e pode impactar relações comerciais estratégicas do Brasil. O cenário exige respostas claras e respeito à livre expressão, fundamentais para a estabilidade do país.


Puxadinho ?!

Será que o governador quer transformar Santa Catarina, Jorginho Mello – PL, vai entrar nessa fria, nomeando Carlos Bolsonaro em uma secretaria. Vai criar um puxadinho pro Bolsonaro e o governo do Estado um cabidão de emprego pra família dele.


Reforma administrativa

Prevê bônus de até 15º salário. Câmara dos Deputados apresentará projeto que vincula bônus para servidores, juízes e ministros ao desempenho, podendo superar o teto do funcionalismo e substituindo penduricalhos hoje existentes. O texto será apresentado em agosto e busca estimular produtividade e controlar gastos.


PIX

Krugman destaca Pix como “futuro do dinheiro”. O Nobel de Economia aponta o Pix como exemplo mundial de inovação em pagamentos digitais, elogiando sua eficiência, baixo custo e inclusão, mas prevê que interesses privados impedirão seu avanço nos EUA.


PIX II

Pix assusta bancos americanos e Trump. Krugman afirma que o setor financeiro dos EUA teme a concorrência de um sistema público eficiente como o Pix, já que os bancos americanos possuem influência e proteção política, dificultando a adoção de modelo parecido.


Juros

Haddad avalia balanço para definir teto dos juros. O ministro da Fazenda estuda os resultados do crédito consignado privado e análise do uso do FGTS como garantia antes de fixar teto de juros, diante do aumento dos custos após o lançamento do programa.

 

Novo

Durante o encontro político do Novo em Florianópolis, o empresário de São Bento do Sul, Daniel Lutz, foi lançado como pré-candidato a deputado estadual pelo partido. Daniel já concorreu a deputado federal. Agora a região do Planalto Norte já tem pelo menos cinco pré-candidatos. Se contar com Silvio Dreveck – PP, prefeito de Mafra, Emerson Maas – MDB, prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel – PL, além de Tomazini – PL caso decida também concorrer.

 

© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page