Ciranda Política
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- há 20 horas
- 2 min de leitura

Mordaça
A notícia de que uma prefeitura de São Bento do Sul estaria dificultando a imprensa de entrevistar secretários causa preocupação, pois isso limita a liberdade de informação e o direito de acesso do público a informações relevantes. É crucial que os meios de comunicação possam desempenhar sua função de fiscalização e que os cidadãos tenham acesso a informações sobre a gestão pública. Ou os secretários e diretores estão falando merrrrrrrrrrrrrcadoria, ou o prefeito não confia nos seus indicados.
E pior
A partir de agora, a imprensa tem que pedir autorização para falar com os secretários. Já ouvi de dentro de algumas secretarias que isso deve ser coisa do “gabinete controlador”. Não quero acreditar que isso partiu do prefeito. Até respeito a intenção da assessoria de comunicação, mas nós precisamos conversar com os secretários e diretores, até para sugerir alguma coisa boa, e ou questionar sobre atos imediatos.
No meu caso, eu confio nas informações repassadas pelos secretários e diretores. Saudades dos tempos de Fernando Tureck, Fernando Mallon e Magno e Frank Bollmann.
Falando
Em imprensa, na região tem prefeito que fica ao lado dos assessores ou secretários, quando estes ligam para alguém de algum jornal ou site. Se falarem alguma coisa que os chefes não gostam ou não querem, dão um beliscão no vivente. É o fim da picada!
Monte Castelo 63 anos
A 9ª Festa do Tropeiro promete agitar o aniversário de Monte Castelo com grandes atrações. Além da comemoração oficial, os moradores e visitantes poderão aproveitar um dos eventos mais aguardados do ano. Hoje o município tem como prefeito, Prefeito: Sirineu Ratochinski - Podemos e Vice: Leandro Simões de Lima – MDB.
Mais sobre Monte Castelo: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/monte-castelo/panorama
História de Monte Castelo
A história de Monte Castelo, em Santa Catarina, começa por volta de 1807, com a passagem de tropeiros pela Estrada das Tropas, entre o Paraná e o Rio Grande do Sul. Inicialmente, o território era do Paraná e, após a Guerra do Contestado (1912-1916), imigrantes chegaram e a localidade foi batizada de Rio das Antas. O nome Monte Castelo foi uma homenagem aos expedicionários brasileiros na Segunda Guerra Mundial, em Monte Castelo, na Itália. O município foi oficialmente instalado em 1962.
Clima quente em Piên
O clima esquentou entre as vereadoras Seandra Cordeiro de Oliveira e Edilene Lenchow, na sessão da Câmara de Vereadores de Piên-Pr. desta semana. O estopim foi a rejeição de uma preposição, de autoria de Seandra, que previa a instituição de uma data para ações contra o feminicídio. Os planos de Sendra acabaram frustrados antes mesmo da proposição ser incluída nas pautas das sessões. O projeto acabou rejeitado nas comissões internas da Câmara porque alguns vereadores diziam não se sentir confortáveis para votar a iniciativa proposta por Seandra.
Clima quente II
Na sessão desta semana alguns vereadores, a exemplo de Edilene Lenschow, falaram sobre os motivos por terem rejeitado a ideia de Seandra, em dedicar um dia do ano para chamar atenção da população para os casos de feminicídio. Edilene disse que já existem outros dias durante o ano para a conscientização a respeito deste assunto, neste caso, feminicídios. “Achemos que não teria porque ter mais uma data municipal, pois já temos duas e já é difícil juntar gente para participar”, argumentou. A ideia não é ‘juntar gente’, mas sim conscientizar caras-pálidas.
Comments