Ciranda Política
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- há 2 dias
- 4 min de leitura

Cezinha federal
O empresário do setor imobiliário, advogado e ex-presidente da Câmara de Papanduva, Cezar Santos, o Cezinha – PP, está se preparando e poderá concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Inclusive já está tratando dos detalhes junto ao comando estadual do partido.
Realmente
A região do Planalto Norte, está sem deputado federal, muito menos estadual. Cezinha poderá fazer dobradinha com Silvio Dreveck - PP, que também se prepara para concorrer a estadual.
Moção
Dentre as moções aprovadas estão a 14 e 15/2025, que reconhecem a contribuição musical nas bandas marciais dos irmãos Cláudio José e Antônio Fagundes. De acordo com a vereadora Zuleica Voltolini, autora das homenagens, o pedido veio por meio de alunos dos professores. Eles, que participaram de fanfarras desde a juventude, coordenaram diversas bandas marciais pelos colégios de São Bento do Sul. “Quantos alunos eles não ajudaram? Alguns deles estão assumindo outras bandas aqui na cidade”, afirmou.
Moção II
Outra moção com apoio unânime foi a 17/2025, de autoria do vereador Gilmar Pollum, que parabeniza a Polícia Militar de Santa Catarina pelos 190 anos de fundação. “Destaco, em especial, o trabalho do nosso 23º batalhão aqui em São Bento do Sul. Não é à toa que nossa cidade é uma das mais seguras do estado”, enalteceu Pollum.
MDB
O ex-secretário de saúde, ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Luiz Sieves, sobre o futuro do partido, disse “que o MDB vai vir com renovação, os dinossauros na retaguarda e gente com sangue novo na linha de frente” - sobre 2028.
Se a moda pega
A contratação para cargos em comissão na Prefeitura de Curitiba deve passar por um processo de modernização. Na tarde desta segunda-feira (12 de maio) a Secretaria do Governo Municipal (SGM) se reúne para discutir o tema, com duas medidas principais em pauta. A ideia é aprimorar os processos internos nas contratações e garantir maior integridade e segurança jurídica na gestão de pessoas.
Se a moda pega II
A primeira medida é uma atualização do decreto 1808/2013 e tem como objetivo modernizar os requisitos formais de nomeação, reforçando a lista de certidões exigidas para nomeação e uma ampliação das declarações obrigatórias (incluindo conflito de interesses, adesão ao código de ética do município e declaração de idoneidade e ausência de impedimentos legais). As mudanças ficam a cargo da Controladoria-Geral do Município (CGM), criada no início deste ano pelo prefeito Eduardo Pimentel. Esse decreto poderia ser editado em São Bento do Sul e outros municípios.
Bancada do amém
Notícias de bastidores dão conta que a maioria dos vereadores da Câmara de Papanduva, são considerados ‘a bancada do amém’, tudo que vem do executivo é aprovado, sem ao menos ser debatido. Com raras exceções, como é o caso da vereadora Mariângela Senna – MDB, que atua com desenvoltura e independência.

Festa do Tropeiro
E no dia 15, data em que Monte Castelo celebra 63 anos de emancipação, será inaugurada a pavimentação da Rua Governador Jorge Lacerda, que passará a se chamar Rodovia da Integração Antônio Greschuk, seguida de um almoço festivo no Galpão Tropeiro.
O ponto alto da programação acontece de 16 a 18 de maio, com a 9ª edição da Festa do Tropeiro, no Centro de Eventos Municipal Ivo Moreira. Entre os destaques, estão:
Torneio de Laço e exposição de ovinos e bovinos, diariamente a partir das 8h;
Aberturas oficiais, rodeios country e três grandes shows nacionais:
Zé Felipe (16/05),
Danilo e Davi (17/05),
Adson e Alana (18/05).
Festa do Tropeiro II
Além de bailes com as bandas Talagaço e Os Serranos, e a exposição de carros antigos e a tradicional missa campal no domingo (18/05).
A Prefeitura de Monte Castelo convida toda a população e visitantes da região para prestigiarem este evento que resgata as raízes tropeiras e valoriza os talentos locais, com uma programação voltada para todas as idades.
Empregos
O mercado de trabalho formal na região de Joinville apresentou desempenho positivo em março. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 30.946 admissões e 28.636 desligamentos, resultando em um saldo de 2.310 novas vagas com carteira assinada no período.
Empregos II
O setor que mais contratou foi a indústria, responsável por 40,94% das admissões, seguido por comércio, com 24,40%. A análise do perfil dos trabalhadores contratados mostra que 60,03% possuíam ensino médio completo e 29,83% estavam na faixa etária entre 18 e 24 anos. Entre os admitidos, 16.364 eram homens e 14.582 mulheres.
Entre os municípios da região que mais contrataram, destacam-se Joinville (15.876 admissões), Jaraguá do Sul (3.595 admissões) e São Bento do Sul (1.449 admissões). Também foram os que mais tiveram demissões: Joinville (14.822 desligamentos), Jaraguá do Sul (3.419 desligamentos) e São Bento do Sul (1.410
desligamentos).
Vagas informais no Brasil
No cenário nacional, o mês de março também foi de crescimento. O Brasil contabilizou 2.234.662 admissões e 2.163.086 desligamentos, o que resultou em um saldo de 71.576 novos postos de trabalho com carteira assinada.
O setor de serviços liderou as contratações, com 1.074.630 admissões, seguido por comércio (513.006) e indústria (353.960). Entre os admitidos, a maioria tinha ensino médio completo (1.457.115) e idade entre 18 e 24 anos (636.001). Do total de contratações, 1.279.826 foram homens e 954.836, mulheres.
Comments