Ciranda Política
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 11 de fev. de 2025
- 3 min de leitura

"Selo Ouro”
Até recentemente, o MEC determinava que as crianças fossem alfabetizadas até o final do terceiro ano do ensino fundamental. Com a nova meta estabelecida para o final do segundo ano, São Bento do Sul conseguiu atingir um índice de 97% de crianças alfabetizadas dentro desse prazo, um marco que garantiu o reconhecimento nacional.
“Por isso recebemos essa premiação, assim como todas as cidades que atingiram essa meta. Essa conquista é para São Bento do Sul, para os professores, para os alunos, para a administração municipal e para todos que se empenharam nesse resultado”, destacou Josias Terres. Acompanhou o secretário Keila Rodrigues, especialista em assuntos educacionais.
“Selo Ouro” II
O secretário também ressaltou que a premiação reflete o comprometimento do município com a educação e o desenvolvimento das crianças. “Esse reconhecimento é a prova do esforço coletivo para garantir um ensino de qualidade e um futuro melhor para os estudantes de São Bento do Sul”, afirmou.
Desapropriação
Projeto do executivo, visa desapropriar um terreno do Loteamento Santa Fé, no bairro Centenário, a fim de criar uma via de acesso. O processo facilitará a rota do transporte escolar e coletivo na localidade. Ela terá o custo de R$ 110.565,19, com a pretensão de dar dignidade e qualidade de vida aos moradores.
Segundo secretário
O presidente da Câmara de São Bento do Sul, Gilmar Pollum – PL solicitou que os vereadores interessados em assumir a cadeira de segundo secretário, antes ocupada por Luiz Pesenti, que assumiu a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, coloquem o nome à disposição para votação na próxima semana. Uma das cotadas é a vereadora Terezinha Dybas – PSD.
Fundão
Indicação da vereadora Cátia Friedrich, endereçada ao Executivo Municipal, com cópia à Secretaria competente, solicita a criação de um parquinho com aparelhos de ginástica e espaço de lazer para a comunidade da Estrada Fundão, no bairro Fundão.
Society
Indicação do vereador Bogo, solicita ao Executivo Municipal, e a à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, a construção de um campo de futebol society, na quadra anexa à Associação de moradores do bairro Mato Preto, na Rua Adélia Lili Schneider.
Emendas
O vereador Rodrigo Vargas – PP, anunciou a liberação de uma emenda do deputado Altair Silva – PP, no valor de R$ 200 mil. Os recursos serão utilizados (repassados), para a ginástica artística e para o punhobol.
A vereadora
Terezinha Dybas também destacou o prêmio Selo Ouro recebido pela secretaria de educação. “E educação conseguiu atingir um índice de 97% de crianças alfabetizadas antes do término do terceiro ano”, ressaltou.
ACTs
A vereadora Cátia Friedrich – PSD, destacou a valorização dos professores admitidos em caráter temporário – ACTs, onde cobrou do executivo que incluísse no contrato, o pagamento do vale alimentação. “Já que foi retirado o FGTS, e isso era promessa de campanha do prefeito”, cobrou.
27 curvas
Cátia também voltou a cobrar da secretaria de infraestrutura do estado, uma solução definitiva para o trecho das 27 curvas, no que se refere o problema de água na pista, bem como, os trevos na entrada do loteamento Alpestre, na SC-301-A, bem como, na saída do loteamento Itália, onde está sendo construída a garagem da secretaria de obras, além do trecho nas imediações da Artematic.
A importância
Do esporte foi destacado pelos vereadores Diego - MDB e Vilsinho – PL. “Foi pelo esporte que me tornei um cidadão, quando ainda através da Planor e do técnico Nelsinho, foram fundamentais para eu sair da condição menos favorecida na sociedade”, agradeceu. “É pelo esporte que os adolescentes não entram e também saem das drogas - Que a bandeira da prevenção seja hasteada”, defendeu.
Em Brasília
Nesta segunda-feira, uma comitiva de Papanduva, liderada pelo prefeito Tafarel Schons, o vice-prefeito Cleitinho Martins e vereadores, teve uma agenda intensa e produtiva em Brasília. Durante o dia, os representantes municipais participaram de reuniões estratégicas em diferentes órgãos federais e diplomáticos, buscando fortalecer parcerias e garantir avanços para o município.
Representação em Brasília
O leitor de Joinville, Benhur Lima, entrou em contato para lembrar que na gestão de Wittich Freitag em Joinville, foi nomeado Orlando Rosskamp para ficar em Brasília para fazer as conversas com as bancadas e visitar os ministérios. O cargo foi mantido nas gestões de Luiz Henrique da Silveira e de Marcos Tebaldi, que chegou a estruturar um escritório junto à Federação dos Municípios. O então prefeito Carlitos Merss acabou não dando continuidade. A representação durou de 1989 a 2008. Lima se manifestou por causa da nota de ontem sobre a secretaria para articulação em Brasília que está prevista na reforma administrativa da gestão de Juliana Pavan (PSD) em Balneário Camboriú.




