top of page

Ciranda Política

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • 14 de out.
  • 3 min de leitura
ree

Um Republicano para chamar de seu

O Republicanos realiza no próximo dia 24, às 19h, o seu Encontro Estadual no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Lideranças nacionais do partido confirmaram presença, a exemplo do presidente nacional, bispo Marcos Pereira. O governador Jorginho Mello (PL), que é quem comanda de fato o Republicanos no estado, também confirmou presença. Serão oficializadas as filiações da prefeita de Lages, Carmen Zanotto; do prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva; da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar; do vice-prefeito de Indaial, Jonas de Lima; da vice-prefeita de Porto União, Suelen Geremia; e do presidente da Câmara de Joaçaba, Diego de Bairros. A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), somente na janela do próximo ano. Hoje o Republicnaos em SC é presidido pelo deputado federal, Jorge Goetten, indicado por Jorginho.


Por enquanto essa é a situação

Na sexta-feira passada, por volta das 17h30, houve um encontro marcado pela discrição, na sede da antiga Secretaria Regional de Chapecó, na Avenida Nereu Ramos, no centro da cidade. Lá, no último andar, Jorginho se encontrou com o prefeito, João Rodrigues (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), e o presidente estadual do PSD, Eron Giordani. Como a abertura da Efapi estava marcada para as 18h30, a conversa foi direta.


II

É claro que o assunto foi a eleição do próximo ano. Detalhe: o governador não fez nenhum convite formal — talvez esperasse um aceno de Rodrigues, que também não ocorreu. Em um clima de cordialidade, Jorginho disse aos pessedistas que, se estiverem juntos, será melhor para todos, pois, praticamente, não haverá eleição. Ouviu de Rodrigues que não será possível, pois há um compromisso dele com o partido no estado e também com a direção nacional, por causa do projeto do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que é pré-candidato à Presidência da República. Além disso, o prefeito destacou que precisa ser uma opção para o percentual de catarinenses que não desejam estar com Jorginho.


III

Uma fonte relatou que o clima da conversa foi de surpreendente cordialidade, com momentos de descontração e risadas entre os quatro. Ao final, mesmo com Rodrigues afirmando que manterá o seu projeto de disputar o governo, pelo menos nos cumprimentos finais, a palavra de ordem foi respeito pela divergência.


IV

O fato é que Santa Catarina foi colocada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, como um dos estados de apoio para o projeto de Ratinho Júnior, por ter candidatura ao Governo do Estado. O mesmo ocorre em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Paraná.


Enquanto

Aqui em Sucupira, as lideranças do Republicanos, (que deixaram o PSD), que nos primeiros 45 minutos estavam com o MDB de Luiz Sieves e nos 45 minutos finais com o PL de Tomazini. Resumindo: nem por dentro nem por fora. Ou melhor, fora de tudo, e sem vereador eleito. A pergunta que não quer calar, qual será o rumo, voltar para o PSD, quem sabe!


Outra pergunta

Que não quer calar, hoje o PSD está no governo de Tomazini, mas se caso João Rodrigues – PSD, dispute o governo do estado, como ficam os pessedistas que têm cargos, deixam o governo, ou ficam e mudam todos para o PL. Só o tempo dirá.


Outra pergunta

Num encontro na semana passada onde estavam os motoristas de ambulâncias da região, o comentário é que Tomazini deve concorrer a uma vaga de deputado. Mas ele oficialmente não confirme, mas também não nega.


A novela Vilmar Kravec

“Bom dia, é complicado sair do Gabinete porque eu estava em desvio de função. Eu estava fazendo os trabalhos da Secretaria de Administração, teve 3 notificações pelo Controle Interno e não foi aprovado a criação dos cargos. Por isso eu tive que sair lá do Gabinete. Coisas da Política. No Samae eu fiz toda a Documentação, era pra começar no dia 06/10, mas a Suzana e o Tomazini me pediram pra mim vim trabalhar no Meio Ambiente.” Kravec finalmente assumiu ​no Meio Ambiente.


Em Rio Negrinho

O vice-prefeito deixa o PL e se filia ao PSD. Depois de ser descartado pelo prefeito Caio Treml -PL, preferiu seguir em outro rumo, e deve disputar uma vaga de deputado estadual, e também deve disputar a sucessão de Caio em 2028. Quem não cuida perde.


Filosofando

Um líder que abandona seus aliados de longa data, deve saber que o poder acaba, e poderá no futuro, não ter ninguém nem para tomar um chimarrão ou receber uma visita. Já vi isso por aí!



© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

bottom of page