Ciranda Política de número mil
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 15 de set. de 2025
- 3 min de leitura

Aguiar de volta
Confirmadas oficialmente, o ex-deputado estadual pelo MDB, Antônio Aguiar, será candidato a deputado estadual pelo Podemos, em 2026, numa dobradinha com a deputada Paulinha, que deve concorrer a federal. Aguiar quando deputado fez muito pela região, atendendo prefeitos, vereadores e a iniciativa privada.

Outro
Que deve concorrer a deputado estadual, desta vez pelo Republicanos, é Darci de Matos, que entrou no partido com o aval de Jorginho Mello e do presidente, Jorge Goetten.
Falando em pré-candidatos
O ex-deputado federal e ex-candidato a governador, Mauro Mariani, que hoje preside uma das diretorias do BRDE, durante a visita do governador pela região, deu uma força para a pré-candidatura do prefeito de Mafra, Emerson Maas – MDB.
Falando em pré-candidatos II
Mariani realmente tem um cacife político invejável, e uma carreira respeitável, foi prefeito de Rio Negrinho, deputado estadual, federal, e secretário de infraestrutura, no governo do saudoso Luiz Henrique da Silveira, deixando sua assinatura em muitas obras importantes principalmente no Planalto Norte. Sem dúvida um cabo eleitoral dos sonhos.

Pré-candidata
A presidente do PT de São Bento do Sul, e representante do partido na região do Planalto Norte, Jaciara Machuga também é uma das pré-candidatas a deputada estadual nas eleições de 2026. Ela também tem percorrido a região, representado o presidente Lula, bem como, principalmente em relação aos investimentos do governo federal.
Pré-candidata II
Em nota recente do partido, coloca Jaciara Machuga “como uma liderança expressiva no Planalto Norte de Santa Catarina, com forte atuação nos movimentos sociais e na comunicação popular. Sua trajetória é marcada pela defesa incansável dos direitos das mulheres vítimas de violência, pelas causas indígenas e pelo apoio aos moradores de áreas em situação de risco. À frente do Diretório, chega com o compromisso de fortalecer o diálogo com as comunidades, ampliar a presença do PT nos territórios e intensificar a luta por justiça social, igualdade e democracia em todo o planalto norte de SC.”
Progressistas
Na próxima sexta-feira dia 19/09 às 19:00 horas, na Sociedade Bandeirantes, acontece uma reunião com a presença do senador Esperidião Amin e o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço. Na pauta eleições estaduais de 2026.
Animais e pessoas
A Câmara de São Bento do Sul, aprovou o projeto do Legislativo, o 36/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que altera o artigo 5º da Lei 3.544, de 10 de junho de 2015, sobre a castração de cães e gatos. Com a alteração, fica garantido em lei que os animais que vivem junto de pessoas em situação de rua poderão ser incluídos em programas de controle reprodutivo. “Nós incluímos um parágrafo, sem mudar a redação da lei”, afirmou
a parlamentar.
Negócios
A Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS) promoveu a 3ª edição do Ciclo de Negócios, na manhã de quinta-feira, 11, que contou com a participação de 25 empresas. O encontro teve como objetivo fortalecer conexões estratégicas e ampliar as oportunidades de geração de negócios entre os associados.
Negócios II
O Café da Manhã proporcionou um ambiente dinâmico para a troca de experiências, apresentação de produtos e serviços, além de incentivar novas parcerias comerciais. A próxima edição acontece no dia 18 de setembro com o Happy Hour às 19h. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (47) 99787-0755.
Negócios III
O Gerente do Norte Catarinense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Nivaldo Presalino Vieira, apresentou os serviços disponibilizados e as linhas de créditos empresariais. O evento contou com o patrocínio do BRDE.
Anistia
Novo levantamento do Datafolha mostrou que 54% dos brasileiros são contra o Congresso aprovar anistia a Bolsonaro. A favor, são 39%. A pesquisa foi feita antes da sentença no STF, nos dias 8 e 9 de setembro, com 2.005 eleitores em 113 cidades. Além disso, 61% rejeitam qualquer perdão aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O apoio à anistia é maior entre os mais ricos, evangélicos e moradores das regiões Sul, Norte e Centro-Oeste. O Datafolha também mostrou que 50% defendem a prisão de Bolsonaro, enquanto 43% são contra. (Folha)
Tarcísio não terá vida fácil...
A condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado desencadeou uma movimentação intensa no Centrão, que agora pressiona por uma definição clara de candidato de direita para 2026 e busca aprovar anistia para reduzir os impactos políticos da decisão. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assume papel central nessa articulação: ele retorna a Brasília para lobby no Congresso pela votação do projeto de anistia a Bolsonaro e é visto por alguns aliados como possível sucessor do ex-presidente. Por outro lado, há resistência significativa: no próprio PL, no Republicanos, no PSD e no União Brasil. O impasse gira especialmente em torno de incluir ou não Bolsonaro no texto da anistia, sem ferir decisões judiciais que o tornaram inelegível. O governo Lula também articula contra a medida. (Globo)



