Ciclone extratropical vai causar tempestades severas no fim de semana no Paraná
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 7 de jan.
- 2 min de leitura

Instabilidades se amplificam no sábado e domingo causando chuvas em todo o Estado
Esta quarta-feira (7) é marcada pelo tempo estável e aberturas de sol ao redor dos Campos Gerais, Sudeste, Centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba durante a manhã, de acordo com dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Chuvas isoladas de curta duração em torno do Estado são causadas pela mistura de umidade, altas temperaturas e baixa pressão nos países vizinhos. Estas instabilidades tendem a ganhar intensidade entre o oeste e o sudoeste do Paraná, onde podem ocorrer com maior frequência, acompanhadas de raios.
Ainda de acordo com previsões do Simepar, a convergência dos ventos causa pancadas de chuva isoladas entre o Leste, Campos Gerais e Norte Pioneiro. O dia segue úmido e quente, com temperaturas que se aproximam dos 30 °C — ocasionando naquela sensação de “abafamento”, especialmente no início da tarde.
Começando na quinta-feira (8), espera-se um recuo na baixa pressão dos países vizinhos, ocasionando em maior instabilidade na metade leste do Paraná. Chuvas devem cair no Norte do Estado durante a manhã. Durante a tarde, as instabilidades locais se intensificam, com possibilidade de formação de tempestades. Contudo, as temperaturas continuam altas, alcançando os 30 °C em praticamente todo o Paraná. Municípios das faixas norte e oeste podem chegar a 33 °C.
Chuvas intensas
Na sexta-feira (9) um sistema de baixa pressão se aproxima do Paraná, resultando em instabilidades em todo o Estado — especialmente de tarde e de noite. Há a possibilidade de chuvas intensas e temporais. No sábado (10) e domingo (11), este sistema se aproxima do Rio Grande do sul e evolui para um ciclone extratropical, ocasionando em tempestades severas e chuvas em toda região paranaense.



