Chuvas provocam alagamentos, falta de energia e caos no trânsito em SC
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- há 2 dias
- 4 min de leitura

Temporal foi causado por um sistema de baixa pressão que atinge o Estado e causou estragos, principalmente, na Grande Florianópolis e Oeste catarinense nesta segunda-feira (29)
Escola em Timbó Grande ficou destelhada em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região.

As fortes chuvas em Santa Catarina, nesta segunda-feira (29), causaram diversos pontos de alagamentos, estragos pontuais e falta de luz em boa parte do Estado.

Forte chuva causa desmoronamento na SC-401 em Florianópolis
Capital foi atingida por uma chuva intensa na tarde desta segunda-feira (29) que ocasionou em ruas alagadas e desmoronamento.
As regiões Oeste, Grande Florianópolis, Norte e Nordeste foram as mais afetadas. Até o momento, segundo a Defesa Civil estadual, não há registro de feridos.

Chuva esperada para todo o mês causa alagamentos, enxurradas e deixa 50 mil sem energia em SC;
Em Palhoça, a água avançou rapidamente e assustou moradores na tarde desta segunda-feira (29). Na capital, choveu 121 mm em 3 horas, segundo a Defesa Civil — quase todo o volume esperado para o mês.
O município de Florianópolis, na Grande Florianópolis, registrou o maior acumulado das últimas 24 horas, com 185 milímetros de precipitação. O volume, contabilizado até às 20h50 desta segunda, é quase todo o montante esperado para o mês de dezembro, que pode ser ultrapassado na madrugada desta terça-feira (30).
Principais acumulados nas últimas 24 horas:
Florianópolis – 185 mm;
Agrolândia – 161.6 mm;
São José – 139.1 mm;
Palhoça – 138.8 mm;
Atalanta – 114.4 mm.
Temporal causa estragos no Norte catarinense
As chuvas em Santa Catarina, provocadas por uma área de baixa pressão, causou alagamentos em diversos pontos de Joinville, no Norte do Estado. Os principais bairros afetados foram o Centro, Anita Garibaldi, Itaum, Glória e Costa e Silva.
Por conta dos pontos alagados, os Terminais do Transporte Coletivo do Itaum e do Centro suspenderam as operações. O município elevou o Plano de Contingência para o nível Laranja no fim da tarde.
Chuvas em Santa Catarina provocaram alagamento em Joinville nesta segunda-feira (29)
Segundo a Defesa Civil municipal, foram registrados 54,2 mm de chuva em apenas uma hora na cidade, sendo que 46 mm desse volume caíram em cerca de 30 minutos.
Chuvas em Santa Catarina causam destelhamentos e ruas alagadas
Vários municípios do Oeste catarinense foram atingidos pelas fortes chuvas em Santa Catarina. Na cidade de Timbó Grande, um vendaval causou destelhamento de 30 casas e de uma escola. Em Chapecó, moradores registraram ruas alagadas e placas caídas. Um vídeo mostra o momento em que a chuva fica forte e cria uma correnteza entre os carros estacionados na rua.
Em Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina, um grave acidente de trânsito provocou a interdição total da BR-282. O acidente ocorreu por volta das 16h40, na altura do km 530 da rodovia. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o tráfego precisou ser bloqueado nos dois sentidos. A liberação total ocorreu às 22h.
A situação registrada no Oeste se repetiu na Grande Florianópolis, principalmente, nas cidades de Florianópolis, Palhoça e São José, que registraram grandes acumulados de chuva em poucas horas. Em Palhoça, os alagamentos atingiram, principalmente, os bairros São Sebastião e Bela Vista.
A chuva intensa também provocou transbordamento de rios e córregos, causando alagamento em vias públicas e áreas residenciais. O município decretou situação de emergência no início de dezembro.
Na cidade de São José, também na Grande Florianópolis, não houve registros de estragos causados pelo temporal. Alguns pontos da cidade, contudo, registraram alagamentos pontuais. No bairro Serraria, o acesso à UBS (Unidade Básica de Saúde) Luar, foi bloqueado em decorrência da chuva.
Em Santo Amaro da Imperatriz, um parque aquático ficou debaixo d’água em decorrência da intensidade das chuvas. Até o momento, não há registro de feridos no local.
Trânsito tem ‘dia de caos’
Com intenso acumulado de chuvas, o trânsito de Florianópolis foi bastante afetado pelas condições do tempo. Mais cedo, a prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, colocou a cidade em alerta vermelho para ocorrências relacionadas às fortes chuvas.
A SC-401, em direção ao Norte da Ilha, ficou totalmente bloqueada devido ao alagamento da pista. A avenida Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, também registrou pontos de alagamento nesta segunda-feira. O mesmo aconteceu no acesso às pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. A terceira faixa na Avenida Beira-Mar, no Cento de Florianópolis, foi completamente alagada.
As fortes chuvas em Santa Catarina também causaram um desmoronamento registrado no quilômetro 18 da SC-401. O trecho atingido fica no sentido norte, no Morro das Madeireiras, e foi liberado por volta das 21h40.
A BR-101, entre São José e Palhoça, registra lentidão em pontos alternados de ambos os sentidos. O trecho o Morro dos Cavalos, em Palhoça, registra diversos trechos com acúmulo de água na pista.
Mais de 50 mil unidades sem luz
Durante o pico das chuvas em Santa Catarina, registrado por volta das 19h50, mais de 50 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, segundo levantamento da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina).
A Grande Florianópolis foi uma das regiões mais afetadas. Apenas na Capital catarinense, 16.909 unidades ficaram sem energia. Em Joinville, segunda cidade mais atingida pelo mau tempo, 13.592 pontos ficaram sem luz.
O serviço foi normalizado de forma gradual, devolvendo o abastecimento de energia para quase todas as regiões afetadas por volta das 22h.
Informações:






