Capacitação do programa “Penso, Logo Destino” reforça integração entre saúde, meio ambiente e educação
- Vilmar Bueno, o ESPETO

- 9 de out. de 2025
- 1 min de leitura

Na manhã desta quarta-feira (8), o auditório da Univille recebeu a capacitação “Resíduos Sólidos e Saúde Pública”, uma ação do programa estadual “Penso, Logo Destino”, que tem como objetivo promover o descarte correto de resíduos e fortalecer a conscientização ambiental nos municípios.
O evento contou com a presença do prefeito, que realizou a abertura oficial destacando a importância da união entre as áreas de saúde, meio ambiente, educação e saneamento na construção de uma cidade mais limpa, saudável e sustentável.
Participaram da capacitação agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate às endemias (ACE), coordenadores da Atenção Básica, coordenadores do Programa Penso, Logo Destino (PLD), além de representantes das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e Educação, e do SAMAE.
Durante a programação, representantes da GERSA abordaram o papel dos agentes de saúde e endemias na prevenção de doenças relacionadas ao descarte irregular de resíduos, bem como os impactos ambientais e de saúde pública causados por essas práticas. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) também participou, apresentando a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as diretrizes do próprio programa Penso, Logo Destino.
O município de São Bento do Sul integra o programa com um coordenador municipal, representado por um integrante do SAMAE, e uma suplente, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A capacitação reforça o compromisso do município em trabalhar de forma integrada entre as secretarias e autarquias, fortalecendo a educação ambiental, a promoção da saúde pública e o desenvolvimento sustentável.



