Alesc - Seminário de enfrentamento à doença que afeta gatos
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- há 12 minutos
- 1 min de leitura
Florianópolis

FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
A promoção de um seminário para debater medidas de enfrentamento à esporotricose, uma doença que afeta gatos, foi deliberada na manhã desta quarta-feira (14) na reunião da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal. A iniciativa, de autoria do deputado Mário Motta (PSD), ainda não tem data definida, mas foi acatada por unanimidade pelo Colegiado.
A esporotricose é uma micose (infecção fúngica) que causa lesões cutâneas e pode, em casos graves, disseminar-se para órgãos internos. A doença é transmitida por meio do contato com o fungo Sporothrix presente no ambiente, como solo, vegetais em decomposição e madeira. Gatos são os mais afetados, mas cães e outros animais também podem ser acometidos, e a doença pode ser transmitida de animais para humanos.
Causa animal
O presidente do colegiado, deputado Marcius Machado (PL), destacou a importância da audiência pública que aconteceu em Joaçaba, no dia 8 de maio, e foi promovida pelo Parlamento, através da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal.
“Esses encontros são fundamentais para levantar demandas e sugestões relacionadas à causa animal”, pontuou, convidando os demais membros do grupo para participarem das próximas agendas de audiências públicas previstas para acontecer ainda neste mês, em Alfredo Wagner, dia 20, e em São Joaquim, no dia 30.
Valquíria Guimarães
Agência AL