Voluntários cultivam horta do Hospital Sagrada Família
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- 7 de dez. de 2021
- 1 min de leitura

São Bento do Sul
Legumes, hortaliças, verduras e chás são essenciais na dieta dos pacientes internados no Hospital e Maternidade Sagrada Família. Muitos desses alimentos vêm diretamente da horta da instituição. O trabalho de cultivo vem recebendo apoio permanente do grupo de voluntários da Condor.
Desde 2019, os funcionários da empresa vão mensalmente até o Hospital para renovar o plantio.
“Cultivando produtos livres de agrotóxicos, temos alimentos com maior valor nutricional, ricos em fibras, vitaminas e minerais. Além da qualidade nutricional, ainda temos o benefício de auxiliar com os custos do setor”, comemoram as nutricionistas do Hospital, Luciana Moreira e Verenice Tschoke.
Atualmente, uma média de 23 mil refeições são servidas a pacientes e acompanhantes todos os meses. Além dos cuidados normais no seu preparo, há necessidades de pratos diferenciados, de acordo com o estado de saúde dos pacientes.
“Esse trabalho na horta do Hospital enche a todos de orgulho. Enquanto muitos participantes do grupo já entendiam da atividade, outros aprenderam a plantar e cultivar. É uma ação social que traz muito aprendizado e uma grande satisfação”, avalia Liliane Liebl, da área de Recursos Humanos da Condor.