top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Vários assuntos discutidos na sessão desta quinta-feira




São Bento do Sul

Na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, realizada nesta quinta-feira, vários vereadores se manifestaram.

Entre esses assuntos, a apresentação de uma Moção de Apelo solicita que o Governo do Estado inclua profissionais de limpeza nos grupos prioritários para receber vacina contra a covid.

O vereador Paulo Zwiefka protocolou, na sessão desta quinta-feira, 20, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, uma Moção de Apelo que deve ser encaminhada à Secretaria de Estado da Saúde para que os profissionais da limpeza passem a integrar a próxima fase da vacinação contra o COVID 19 no Estado de Santa Catarina, ou sejam vacinados em caráter emergencial.

O vereador Luiz Lindecir Pesenti solicita, através de indicação apresentada na sessão de hoje, que a Prefeitura instale lixeiras em todos os pontos de ônibus do município. Já a vereadora Zuleica Voltolini está solicitando, também através de Indicação, a pintura de sinalização vertical de PARE na Rua Paulo Muler, nº 677, lateral do Ginásio Annes Gualberto, no Centro.


Situação do Loteamento Alpestre é discutida

Durante a palavra livre vários vereadores falaram da falta de manutenção no acesso ao Loteamento Alpestre

A vereadora Carla Hofmann foi a primeira a utilizar a palavra livre da sessão desta quinta-feira, 20, destacando a campanha realizada pela Secretaria de Assistência Social no Dia Nacional de Conscientização do Abuso de Crianças e Adolescentes, e lamentou que a maioria dos casos de abuso de crianças e adolescentes ocorram nas casas e famílias destes, que é quem deveria dar segurança e amparo a eles. Destacou ainda o Dia do Pedagogo e do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, classes que devem receber todas as homenagens.


A vereadora falou ainda sobre o acesso ao Loteamento Alpestre, no bairro Lençol, a qual foi molhada no dia de hoje pela Secretaria de Obras, mas que a população sofre com a poeira e com a lama, e que Obras deveria montar um cronograma de manutenção das vias enquanto a pavimentação não sai. A vereadora falou ainda sobre o projeto piloto que será implantado pela Secretaria de Saúde, onde as consultas poderão ser agendadas através de um aplicativo, “mas as unidades de saúde ainda não sabem desse projeto, pois tentamos agendar uma consulta hoje via telefone na unidade do Alpestre e a atendente afirmou que os agendamentos precisam ser feitos presencialmente”, revelou.


O vereador Adriano Reinhardt também parabenizou os profissionais da área da pedagogia e auxiliares e técnicos de enfermagem pela passagem de seu dia. Lamentou também que nesta semana a Unidade de Saúde da Vila 1º de maio, que atende a casos suspeitos de covid ficou sem médico por um tempo, e os pacientes precisaram ir para casa sem atendimento.


Ele lamentou também o desencontro de informações que houve quanto a sua ida e da vereadora Zuleica à Florianópolis, que estava agendada para quarta-feira para a assinatura de uma emenda parlamentar do deputado Silvio Dreveck para a liberação de R$ 1 milhão para a pavimentação da rua Augusto Wunderwald, e foi transferida para terça-feira, sem que eles soubessem da mudança da data. “Mas o importante é que a verba vai sair”, comemorou Adriano, afirmando que mesmo não sendo essa a função do vereador, este deve buscar apoio junto a seus deputados para trazer verbas para o município.


Ele lembrou ainda que pleiteou ao deputado Silvio Dreveck apoio para que a Defesa Civil do Estado libere o projeto para a implantação do aparelho de Raio X da Secretaria de Saúde, e que a autorização para a obra deve vir em breve. Adriano lamentou também que o Detru esteja se transformando em uma indústria de multas. “O Detru deve se preocupar em organizar o trânsito, não em multar”, defendeu.


A vereadora Zuleica Voltolini també, enalteceu o dia do Pedagogo e do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Ela lembrou que o Colégio Global está completando seu 33 anos de fundação, segundo ela, um colégio sempre envolvido com campanhas solidárias no município.


Zuleica também lamentou o desencontro de informações que aconteceu quanto a ida dela e do vereador Adriano à Florianópolis, “mas já conversamos com o Executivo, e foi admitido que houve uma falha interna a qual será corrigida, mas agradecemos ao deputado Silvio Dreveck pelo empenho na liberação dessa importante verba”, destacou a vereadora. Ela também lamentou a falta de profissionais da saúde na unidade de saúde da vila 1º de Maio, e falou ainda sobre o audio que está circulando onde um munícipe afirma que perdeu uma consulta médica por chegar 1 ou 2 minutos atrasado.


O vereador Luis Pesenti falou sobre uma indicação que apresentou solicitando que sejam instaladas lixeiras junto aos pontos de parada de ônibus no município. “Se houver as lixeiras, podemos cobrar que a população deposite o lixo no lugar correto”, avaliou. Ele falou também sobre o veterinário que está iniciando os serviços na Secretaria de Agricultura, o qual fará a castraçãod e pequenos animais, além dos serviços da pasta. Pesenti falou ainda sobre a distribuição de calcáreo, solicitando que os agricultores façam o quanto antes a analise do solo para que possam receber.


O vereador Luiz Neri Pereira também iniciou seu pronunciamento destacando os pedagogos e profissionais da saúde. Ele parabenizou ainda o secretário de Educação, Josias Terres, pela assinatura da Ordem de Serviço para as obras de melhorias na EBM Hercilio Malinowski, que prevê a troca do telhado na escola, além de outras melhorias. O vereador destacou ainda a sua ida à Florianópolis nesta semana, onde conversou com deputados de seu partido e que irá agora encaminhar alguns projetos para que venham recursos para o município.


O vereador Hélio Alves também falou sobre o loteamento Alpestre, lamentando que vem recebendo diversas críticas de moradores do loteamento, “mas não são todos os moradores, são 4 ou 5 que sempre criticam”, afirmou. Ele revelou que esse pequeno grupo questiona o trabalho do vereador através das redes sociais, “mas eu não faço indicações solicitando as melhorias para o Alpestre, eu vou na Secretaria de Obras e falo direto com o secretário, e normalmente sou atendido”, afirmou.


E a vereadora Terezinha Dybas também enalteceu os profissionais da pedagogia e auxiliares e técnicos de enfermagem pela passagem de seu dia. Ela também comentou a falha existente na comunicação da equipe da Prefeitura quando da viagem à Florianópolis, e agradeceu a compreensão dos vereadores Adriano e Zuleica. Terezinha também falou de sua visita, junto com o vereador Luiz Neri, na Secretaria de Agricultura, e solicitou que os agricultores que precisem de serviços da prefeitura que façam seu pedido junto à Secretaria.


A vereadora também comentou sobre a assinatura da Ordem de Serviço para as obras na Escola Básica Municipal Hercilio Malinowski. Quanto ao loteamento Alpestre, Terezinha informou que já foram feitos cinco atendimentos às ruas somente neste ano, e que em breve o acesso ao local será pavimentado.


Já sobre a limpeza de córregos que está sendo feita pela Secretaria de Obras, ela lamentou que existem várias residências que ainda despejam o esgoto residencial nesses córregos e rios, “inclusive em locais onde já está implantada a coleta de tratamento de esgoto”, denunciou. Segundo ela, está sendo feito o levantamento de quais são as residências e que os proprietários serão notificados. Finalizando, ela lembrou que neste sábado será feita a coleta de materiais dentro do programa São Bento Sempre Limpa no bairro Lençol e arredores, e que os moradores devem colocar os descartes em frente às suas residências antes das 7 horas.

Fonte: Assessoria de imprensa da CVSBS

Comments


bottom of page