São Bento do Sul
O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina – IML, que estava interditado teve o recurso deferido pelo prefeito Antonio Tomazini, e voltou a funcionar em São Bento do Sul. O órgão estava interditado desde 2020, pela Vigilância Sanitária do município - VS. Já o Instituto Geral de Perícia – IGP, que também tinha sido interditado em 2019, já tinha sido liberado.
Pois desde que o IML foi interditado, estava causando muitos transtornos a familiares que perdiam um ente querido, já que o corpo era levado para o IML de Joinville.
O referido recurso administrativo que havia sido impetrado junto a secretaria municipal de saúde, estava parado desde julho de 2020. E agora no início da nova gestão municipal, a coordenação do IGP, dirigida pelo perito criminal Rogério Aurich Bemvechio, voltou a cobrar uma solução para o caso. E após a assessoria do prefeito baixar o processo do recurso para o gabinete do prefeito, e ter sido analisado, o prefeito então deferiu o pedido.
Segundo explicou o assessor de governo, advogado Luiz Novaski, a interdição tinha sido feita devido problemas com o esgoto e a falta do destino correto de resíduos de matérias médicos, além de outros problemas. E também segundo a VS, por não atenderem aos padrões mínimos para ambientes dessa natureza.
A decisão do prefeito Tomazini teve amparo nos pareceres da assessoria jurídica, e também por que os problemas apontado pela vigilância sanitária, serão corrigidos.
Encontro
No dia 20 de janeiro já havia sido realizado um encontro com a participação do prefeito Antonio Tomazini, além do vice-prefeito, Tirso Hümmelgen, o assessor de Governo, Luiz Novaski, o delegado regional, Odair Rogério Sobreira Xavier, o perito criminal e responsável pelo Núcleo Regional de Perícias (NRP) de São Bento do Sul, Rogério Aurich, e a perita criminal, Lucineide Ziemann. Na ocasião Tomazini, já tinha dito que mesmo sendo uma atribuição do governo estadual, a prefeitura Iria auxiliar da forma que pudesse, pois o problema com o IGP/IML afeta diretamente a população de São Bento do Sul.
Novo endereço
Em 2020 o governador Carlos Moisés esteve em São Bento do Sul, acompanhado pelo perito-geral do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC), Giovani Eduardo Adriano, onde na ocasião anunciaram que o IGP ganharia um novo espaço, localizado no Bairro Colonial.
Sobre esse imóvel que será cedido pela secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), já estão sendo finalizadas as tratativas junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Agora com este novo imóvel o problema será solucionado e os serviços serão centralizados em um só espaço.
Atualmente o Núcleo Regional de Perícias de São Bento do Sul está dividido em dois imóveis. O IGP, fica situado em um imóvel alugado na Rua Rosina Diener Zipperer, no Bairro Schramm, e nele funcionam os setores de Identificação, Criminalística e parte da estrutura do Setor de Medicina Legal. Já o IML fica no prédio da delegacia regional.
Texto e fotos: Vilmar Bueno Espeto
Comments