São Bento do Sul
Neste sábado, dia 5, algumas Unidades de Saúde de São Bento do Sul estarão abertas para a realização de testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo vírus HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta terça-feira (1º).
O teste rápido é gratuito e pode ser feito sem encaminhamento médico. Para isso, basta a pessoa ir à Unidade de Saúde e solicitar o exame. Uma gota de sangue é retirada e o material é submetido ao reagente que fornece o resultado positivo ou negativo. O resultado fica pronto em até 30 minutos. O resultado é seguro e caso seja confirmado, o paciente já pode iniciar o tratamento o mais cedo possível.
O tratamento correto do HIV com os antirretrovirais não só propicia uma vida longa e saudável a pessoa com HIV, como pode também, impedir a transmissão do vírus.
Atualmente, em São Bento do Sul, 248 pessoas estão em tratamento pelo Programa IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. Esse número equivale a pacientes de São Bento do Sul (176), Rio Negrinho (60) e Campo Alegre (12). No ano passado, 235 pessoas estavam em tratamento.
Conforme dados do Programa IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, a maioria dos casos encontra-se em pessoas do sexo masculino, com 138 casos, e 110 do sexo feminino. Do total, 92 casos são solteiros, 67 casados, 42 união estável, 30 divorciados, 9 viúvos e 8 menores de idade.
Destes, 97 pacientes têm idade entre 31 a 45 anos, 95 entre 16 a 30 anos, 43 casos entre 46 a 60 anos, 9 entre as idades de 0 a 15 anos, 3 entre 61 a 75 anos e 1 paciente com 75 anos ou mais.
Ainda de acordo com os dados do Programa, pela categoria de exposição, 188 pacientes são heterossexuais, 48 homossexuais, 3 bissexuais, 7 transmissão vertical, que é a transmissão da doença a partir da mãe para o seu feto no útero ou recém-nascido durante o parto, e 1 usuário de drogas injetáveis.
Unidades abertas – Os testes rápidos serão oferecidos neste sábado (5), das 8 às 12 horas, nas seguintes Unidades de Saúde do município: ESF 7 (Alpino), ESF 1 (Serra Alta), ESF 4 (Centenário), ESF 5 (Cruzeiro), ESF 12 (Mato Preto), ESF 8 (Urca), 25 de Julho e Central.
Equipe - O Programa IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais funciona no Centro de Vigilância à Saúde. A equipe é formada pelo médico Ricardo Larroyed de Oliveira, pela farmacêutica Carin Luciane Denk Tschöke, pela enfermeira Miriam Terezinha Roik Lott e pela técnica de enfermagem Aline Daiane Machado Noronha. Eles são os responsáveis pelo tratamento e acompanhamento dos pacientes.
Comentarios