Semana Farroupilha na Praça jardins dos Imigrantes
- Vilmar Bueno, o ESPETO 
- 22 de set.
- 2 min de leitura

A Praça Jardim dos Imigrantes foi palco, neste sábado (20), de um dia repleto de tradição, música e integração durante a Semana Farroupilha. O evento reuniu comunidade, artistas locais e grupos culturais que valorizaram a identidade campeira.
A programação iniciou com a abertura oficial e a oração conduzida por Toninho Gonçalves, seguida da apresentação dos grupos participantes. Durante todo o dia, o público prestigiou declamações, apresentações musicais e de dança, exposição de artes e venda de artesanato.

Um dos destaques foi a mateada coletiva, que promoveu momentos de prosa e convivência entre os participantes.
Entre as atrações, estiveram a Escola de Música Donaldo Ritzmann, a Academia da Música com o músico Marcelo Gale, além de show com o Musical Novo Balanço. A dança também marcou presença com o grupo coordenado pela professora Vanessa, que ainda realizou uma mini oficina aberta ao público.
“Foi um momento de valorização da nossa cultura e integração das famílias, resgatando a tradição gaúcha e proporcionando um espaço de encontro para toda a comunidade”, destacou a organização.
O evento foi promovido pela Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Fundação Municipal de Cultura.
Em Porto Alegre
Mais de 2 milhões de visitantes passaram pelo Acampamento Farroupilha 2025 entre os dias 1º de setembro e este domingo (21) em Porto Alegre, mantendo a mesma média do ano anterior, segundo a GAM3 Parks, concessionária do Parque Harmonia.
No sábado (20), Dia da Revolução Farroupilha, mesmo com chuva, o parque registrou o maior público desde o início das festividades. Ao todo, mais de 350 toneladas de churrasco foram assadas, entre piquetes e operações comerciais. Também foram registradas mais de 3 mil viagens de acessibilidade, garantido acesso a todos que visitaram o parque.
Esta edição teve como tema: Ondas curtas para uma história longa – o centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa.
A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento é dedicado ao marco da Revolução Farroupilha, liderada pelo gaúcho Bento Gonçalves no século XIX.
A Revolução Farroupilha foi mais longa revolução do Brasil, ocorreu entre os anos de 1835 a 1845 e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles e shows. Usam vestimentas a caráter: as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Ocorre em todas as cidades gaúchas e algumas regiões de Santa Catarina.






