top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Secretaria de Agricultura anuncia castração de 230 animais em 2022



São Bento do Sul

A partir do dia 8 de fevereiro iniciam os procedimentos para castração de 230 animais cadastrados junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Para a realização das cirurgias, a Prefeitura de São Bento do Sul contratou o Instituto Anima de Extensão Universitária, ligado à Unisociesc, instituição que conta com curso de Medicina Veterinária e centro cirúrgico. Ao todo, o contrato prevê investimentos de até R$ 608 mil ao longo de 12 meses nas castrações e o pagamento ocorre conforme os procedimentos são realizados.


O secretário de Agricultura, Vilmar Kravec, lembra que no ano passado a pasta iniciou um processo de cadastramento das famílias interessadas no procedimento e desde então, 230 pets foram inscritos no programa. “Antes das cirurgias, os tutores terão de passar por palestra obrigatória para realizar o procedimento. O encontro ainda não tem data definida, mas todos os cadastrados serão informados sobre data, hora e local. Nestes encontros são repassadas informações sobre a posse responsável e também sobre os cuidados referentes ao pós-operatório, disse.


Cadastro continua - Quem tem interesse em aderir ao programa ainda pode. Para isso, é necessário retirar a ficha na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, localizada no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, no trevo de acesso ao bairro Mato Preto, na SC-418. Após preenchida, ela deverá ser entregue no mesmo local.

Vale ressaltar que serão analisados os critérios exigidos pela legislação para realização das castrações.


Os critérios - Pela lei municipal nº 3544, poderá ser realizada a castração de cães e gatos mediante o enquadramento dos proprietários nos seguintes critérios: comprovação de renda familiar de até três salários mínimos ou cadastrados no Cadastro Único junto à Secretaria de Assistência Social; participação na palestra obrigatória de orientação sobre os cuidados pré e pós-cirurgia, zoonoses e posse responsável do animal, que será ministrada pela equipe da Unidade de Zoonoses e Controle da População Animal com emissão de certificado e cadastro dos animais; assinatura da autorização para o procedimento cirúrgico; e comprovação de que é morador de São Bento do Sul. Os cuidados do pós-operatório serão de responsabilidade do proprietário do animal.


Clínicas - A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também realiza orçamentos para licitação para contratação de clínicas veterinárias para atendimentos aos animais de rua e para pós-operatórios das castrações que eram realizadas pela Prefeitura. Nos próximos dias deve ser divulgado o edital para que as clínicas interessadas possam se inscrever.


Informações – A Secretaria de Agricultura atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30.


Mais informações pelos telefones 3635-4234 e 3633-1367.

Comentarios


bottom of page