top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Secretária de saúde Carmen Binotto explica a estratégia para a primeira fase da vacinação




São Bento do Sul

Numa entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, a secretária de saúde de São Bento do Sul, Carmen Binotto, explicou em detalhes de como vai funcionar a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19. O diretor de comunicação, Marcos Lemos, recebeu os representantes da mídia local, orientando-os durante a entrevista.

Na mesma ocasião a secretária alertou sobre alguns locais com focos de Aedes Aegypti (dengue).

Na oportunidade, a secretária que ainda não tinha recebido a informação da quantidade de vacina que o município iria receber, que a princípio deveria ser de 3.800 doses. Ela ainda explicou que nesta primeira etapa, serão vacinados os profissionais de saúde do Hospital Sagrada Família, que trabalham na UTI, emergência e na enfermaria que trata de pacientes com Covid, seguindo o Plano Estadual de Vacinação. “Serão pelo menos 150 profissionais no hospital, nesta primeira etapa”, informou. Os profissionais do posto do primeiro de maio, onde funciona a Central de Covid, devem receber a imunização.

Em seguida ainda nesta primeira etapa, serão imunizados alguns grupos prioritários, ou seja, as pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas. que estão em casa de repouso e população indígena.


Destas 144 mil vacinas contra Covid-19, que chegaram nesta segunda-feira, em Florianópolis, estão incluindo as 17,4 mil exclusivas para a população indígena. Essas vacinas serão distribuídas para as regionais de saúde. São Bento do Sul, pertence à regional de saúde de Joinville. E nesta terça-feira, a secretaria de saúde deverá buscas essas doses. E a vacinação deve iniciar na quarta-feira.

De acordo com as doses da CoronaVac recebidas nesta segunda-feira, 18, a previsão é imunizar mais de 68,5 mil de catarinenses inicialmente, considerando que são necessárias duas doses e que haja alguma possível perda técnica.


Os locais de vacinação

A secretária também informou que nessa primeira etapa as vacinas serão aplicadas no Ginásio de Esportes, Annes Gualberto, além dos postos central, do Cruzeiro, Centenário e Serra Alta. Outra decisão da secretaria é de que a imunização também será feita por meio de ‘drive thru’, onde as pessoas não precisam sair do carro e deve funcionar no pátio da Sociedade Atiradores 23 de setembro, ao lado do ginásio.


“A decisão de centralizar no Ginásio Annes Gualberto, se deve pelo fato da determinação do Ministério da Saúde, para a informatização dos dados e do cadastramento das pessoas vacinadas, para que os órgãos de saúde possam monitorar as pessoas já vacinadas, através do CPF”, ressaltou a secretária. Na segunda etapa ainda deve ser decidido se vai acontecer em outros locais e postos de saúde, como já vinha sendo anunciado.


Carmen Binotto, reafirmou que a secretaria está preparada para qualquer situação. Informou também, que os profissionais de saúde do município já se colocaram à disposição da secretaria para trabalhar na imunização da população. “Eles são uns guerreiros”, destacou. “Nós iremos até as pessoas, serão 10 equipes de vacinação”, destacou.


Comitê de Crise Covid-19

A secretária também destacou a importância do Comitê de Crise Covid-19, ‘que tem muito contribuído com orientações em nossas ações, para o combate à pandemia. O comitê é formado por autoridades municipais, incluindo representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, ACISBS, CDL, Câmara de Vereadores, Secretários Municipais, Procuradoria, representantes empresariais e representantes da Saúde, envolvendo Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital e Maternidade Sagrada Família.


Manter os cuidados

Binotto aproveitou e pediu que a imprensa continue alertando e informando a população, sobre a importância da prevenção, mesmo após iniciar a vacinação. “Pois o uso do álcool gel, lavar as mãos, o uso da máscara e o distanciamento social, ainda são importantes para frear a doença”, concluiu. “Essa primeira etapa vai impedir que o sistema de saúde entre em colapso, e também que os sintomas não se agravem”, reforçou. A secretária pediu que a população tenha paciência, pois a segunda etapa, ainda depende da vida das vacinas da Índia.


Reabertura dos setores

Carmen também falou que se forem seguidas todas as recomendações da saúde, não haverá um lockdown, ou seja, o fechamento de todos os setores da economia. Mas que alguns setores serão liberados gradativamente.


Bairros com focos de dengue

A secretária aproveitou a coletiva, e informou sobre alguns bairros que estão com foco do Aedes Aegypti, a dengue. Entre os locais com os focos estão, a Rua Agudos do Sul – Cruzeiro, rua Waldemiro Neidert – Boehmerwald, Dona Francisca – SC 418, Avenida Dom Pedro II – Centro, Rua Ernesto Buettelbrunn – 25 de Julho, SC – 418, próximo a Rua Francisco Soehtje – Bela Aliança, rua Adolfo Becker – Lençol, Rua Carlos Liebl – Serra Alta e Avenida São Bento – (final da rua) – Colonial. Ela alertou as pessoas que informem se foram moradores desses locais, pois os sintomas da dengue são parecidos com o Covid-19.

Texto e foto: Vilmar Bueno Espeto

jornalista profissional – DRT/SC -3853


Posts recentes

Ver tudo

Ciranda Política

Nomeada Marina dos Santos, foi nomeada na secretaria de Assistência Social, e Mariza do Amaral, voltou para a diretoria. Nomeado Na...

Comments


bottom of page