top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

SAMAE - Ações para garantir abastecimento futuro



São Bento do Sul

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAMAE abastece diariamente o município de São Bento do Sul com aproximadamente 18 milhões de litros de água tratada. Porém, mesmo com as chuvas dos últimos dias, o nível da barragem de captação de água bruta do Rio Vermelho está em nível considerado baixo, causando preocupação para o poder público.

Recentemente, o prefeito Antonio Tomazini esteve no local, acompanhado do diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters, e observou que a situação pode ser crítica no futuro. “Visando este problema, já estamos atuando em um projeto para captação de água do Rio Negro. É necessário pensar em uma nova fonte de captação e esta seria a melhor alternativa para o município. Estamos com o projeto pronto e agora vamos atrás de recursos financeiros para viabilidade desta iniciativa”, destacou o prefeito.

O projeto para captação de água do Rio Negro prevê um investimento estimado em R$ 30 milhões e a ANA (Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico) já autorizou a outorga preventiva, que garante a retirada de água necessária para fornecimento à população são-bentense. “Desde que assumimos a gestão do Samae, e através de uma solicitação do prefeito, iniciamos os trabalhos para que essa ideia fosse levada adiante. Mesmo assim, também fortalecemos ações de preservação de nossos recursos hídricos do Rio Vermelho, através de programas como o PSA, por exemplo, que é o Pagamento por Serviços Ambientais”, disse Peters.

Somente em 2021, através do PSA, foram investidos mais de R$ 96 mil para preservação do Rio Vermelho. Agora em 2022, são 45 propriedades inscritas que estão sujeitas a vistorias. Através do programa, os proprietários participantes são incentivados a adotar práticas sustentáveis em suas propriedades, tanto em relação à vegetação nativa, como às áreas de preservação permanentes, em relação à agricultura, manejo do solo e administração que visa garantir a preservação das margens, assim como da bacia do Rio Vermelho, desde sua nascente até o ponto de captação de água.

Como funciona o abastecimento pelo Samae - A água é captada do Rio Vermelho e assim, através de uma rede adutora de 10km, segue até a Estação de Tratamento, localizada no Parque 23 de Setembro, quando a água bruta chega até a estação, ela recebe todos os produtos químicos necessários para retirada das impurezas. Em seguida passa por filtros e é armazenada em reservatórios que são distribuídos em vários pontos do município, até que chegue na casa da população.

Comments


bottom of page