top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Saiba como contribuir com projetos sociais



São Bento do Sul

Com o prazo de Declaração de Imposto de Renda pela Receita Federal até o dia 31 de maio, empresas (pessoas jurídicas) e pessoas físicas ainda podem contribuir com grandes projetos sociais para o município. Esta ajuda pode ser realizada através do FIA (Fundo para Infância e Adolescência) e também ao Fundo do Idoso.

Neste caso, o contribuinte destinará até 1% (pessoa jurídica) e até 6% (pessoa física) do imposto de renda devido. O prazo é até 31/12 de cada ano. No entanto, a pessoa física poderá optar por destinar uma parte de seu imposto devido, a ser verificado na elaboração de sua Declaração (no caso, até 31 de maio). Embora o limite de dedução de pessoa física continue sendo 6%, o contribuinte que preferir pode, no momento da declaração de ajuste, deduzir em até 3%, limitado aos 6% totais.

De acordo com o secretário de Assistência Social de São Bento do Sul, Gilmar Pollum, tanto o FIA quanto o Fundo Municipal do Idoso contribuem diretamente com o município em relação ao desenvolvimento de projetos na área educacional, esportiva, cultural, entre outras. “Nós temos diversos conselhos que estão ligados à Secretaria, entre eles o Conselho da Criança e Adolescente e também o Conselho do Idoso.


Com isso, temos a participação de pessoas ligadas à sociedade civil e também do poder executivo, que auxiliam na elaboração destes projetos para captação de recursos através do FIA e Fundo do Idoso. Este é até mesmo um pedido do nosso prefeito Tomazini, para que possamos evoluir na divulgação para empresas locais participarem com esta contribuição, pois é um recurso que fica no município”, destaca Gilmar.


Como fazer a doação por meio do IRPF 2022

Para realizar a destinação ao FIA e a outros fundos diretamente pela declaração do Imposto de Renda é preciso, na hora de acessar o site de preenchimento, a aba “Pagamentos”, criar uma nova ficha e em seguida clicar em “Doações diretamente na declaração”. O contribuinte deve selecionar o fundo ao qual sua doação será destinada. Após, é preciso indicar o tipo do fundo entre as opções federal, estadual e municipal.

O limite do valor é indicado pelo programa à direita do campo e deve ser preenchido pelo contribuinte. O pagamento do DARF, o documento de arrecadação, deve ser pago no dia do vencimento da primeira parcela ou da parcela única do imposto. Para 2022 a novidade é de que a quitação do documento pode ser feita através do PIX.

As pessoas que possuírem alguma dúvida para realizar a destinação do seu recurso podem entrar em contato direto com o contador que realiza a sua declaração ou procurar a Secretaria de Assistência Social, que irá auxiliar no passo a passo para prosseguir com a destinação dos recursos.

Comments


bottom of page