top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ratinho Jr. diz que PSD se fortaleceu na eleição e assume interesse em disputar Presidência



Curitiba

A alta aprovação da gestão Ratinho Junior (PSD) credenciou o governador ao posto de maior cabo eleitoral nos estados do país administrados pelos principais nomes da direita e da centro-direita, a partir de vitórias dos candidatos do partido em 41,1% das prefeituras do Paraná. O índice é o maior entre os governadores de direita que podem disputar as eleições presidenciais de 2026, entre eles, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás.


PSD, que tem como presidente estadual Ratinho Junior, vai comandar 164 municípios paranaenses, entre eles, a capital Curitiba e Londrina, maior cidade do interior do estado, que tiveram os novos prefeitos definidos no segundo turno decidido no último domingo (27) com campanhas marcadas pela presença do governador em apoio aos aliados.


O atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) venceu a corrida eleitoral em Curitiba e assume a capital a partir de 1º de janeiro, dando continuidade à gestão Rafael Greca (PSD). Em Londrina, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) foi eleito. Nas eleições de 2020, o PSD terminou o pleito municipal com a vitória em 128 municípios paranaenses.


“O Ratinho Junior sai das eleições como uma das maiores lideranças do Brasil neste momento. Entre todos os estados, o governador que proporcionalmente fez o maior número de prefeitos do próprio partido foi o do Paraná. Ao lado do Tarcísio, em São Paulo, e do Caiado (União), no estado de Goiás, foram os três governadores de grande expressão que conseguiram eleger prefeitos nas capitais”, comentou o deputado estadual Alexandre Curi (PSD), novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).


Em Goiás, Caiado elegeu 38% dos prefeitos pelo União Brasil. No estado de São Paulo, o desempenho do Republicanos foi menor e Tarcísio contará com 13% de prefeituras administradas por correligionários. Em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) elegeu 90 prefeitos catarinenses, equivalente a 31% dos municípios no estado.


Além disso, 93 prefeitos de outras legendas ainda foram eleitos com o apoio do PSD Paraná nas coligações partidárias, ampliando o número de gestores municipais aliados ao governador para 257, o que representa 64,4% das 399 cidades do estado, com uma estimativa de quase 6 milhões de habitantes.


“Os números do PSD no Paraná e os números apresentados pelo PSD no Brasil, partido com maior número de prefeituras do país, credenciam o governador Ratinho a disputar o cargo de presidente, além dos resultados positivos da gestão estadual. Ele passa a ter um nome nacional e não vejo outra liderança dentro do PSD que possa disputar a Presidência da República”, defende Curi, que pode ser candidato ao governo do Paraná em 2026 como sucessor de Ratinho Junior.


“O que eu posso garantir é que o PSD terá candidato a governador e dentro do partido tem o atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca, uma liderança nacional, já foi ministro do Esporte, prefeito da capital por três vezes. O meu nome também está entre os que podem ser apresentados como candidato, assim como o do vice-governador Darci Piana, que pode assumir o estado em abril de 2026, se houver a renúncia do Ratinho Junior para a disputa eleitoral”, comentou Curi, que assume o comando da Alep em fevereiro 2025.


Fonte: Gazeta do Povo

Comments


bottom of page