Projeto que cria um roteiro na Estrada Dona Francisca é aprovado
- Vilmar Bueno, o ESPETO
- 4 de jul.
- 2 min de leitura

São Bento do Sul
Quatro projetos foram discutidos e aprovados na sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (3), sendo três do Executivo e um do Legislativo.
Um dos projetos aprovados é o 76/2025, com o objetivo de alterar a redação da lei 4.855, de 19 de setembro de 2023, mudando a composição dos membros do Concidade conforme requerimento formulado pelo conselho. De acordo com o documento, a mudança visa abrir a possibilidade de participação de outros segmentos da sociedade civil, além de regulamentar que, se alguma entidade não participar assiduamente das reuniões, ela será substituída por outras que tenham interesse. “Essa é a lei que criou o Conselho da cidade. A mudança visa agilizar o processo”, acrescentou o vereador Joelmir Bogo.
Outro projeto que foi aprovado por unanimidade é o 78/2025, que vai instituir o Roteiro Estrada Imperial Dona Francisca em São Bento do Sul, com o intuito de valorizar e fomentar o potencial turístico, cultural, histórico e gastronômico que envolve a localidade. A execução do roteiro será de responsabilidade da Fundação Cultural e do Departamento de Turismo. “Esse roteiro tem 8,5 km de distância, começando na Casa Eichendorf. Ele também vai passar por outros patrimônios tombados. O projeto possui muita relevância”, comentou Bogo.
O projeto do Legislativo 30/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que institui a Política Municipal de combate à obesidade em São Bento do Sul, foi aprovado. A iniciativa, segundo a parlamentar, busca o desenvolvimento de ações, projetos e programas que combatam a obesidade, redução de peso, conscientização e enfrentamento da gordofobia no município. “Nós hoje temos dados assustadores em relação à obesidade no Brasil e também em São Bento do Sul. O projeto também busca promover o respeito à dignidade das pessoas obesas em todos os serviços públicos e privados, especialmente nas unidades de saúde e educacionais”, comentou.
A Palavra Livre desta quinta-feira contou com a participação dos vereadores Joelmir Bogo, Zuleica Voltolini, Cátia Friedrich, Terezinha Dybas, Luiz da Luz, Gilmar Pollum, Rodrigo Vargas e Diego Niespodzinski.