top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Projeto "Copa das Árvores" incentiva a preservação da natureza



São Bento do Sul


Um projeto inovador da Prefeitura de São Bento do Sul, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Obras e da Defesa Civil, tem como objetivo aproveitar o momento da Copa do Mundo FIFA 2022, para fortalecer a preservação da natureza e homenagear a seleção brasileira de futebol. Para isso, nesta quinta-feira (8) foi realizado plantio de árvores em uma área de preservação ambiental, no bairro Schramm.

A iniciativa foi idealizada a partir de uma vistoria realizada pelo departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, em novembro deste ano, que recebeu uma notificação da Defesa Civil, avisando que no local haviam árvores com risco de queda. No caso, foi constatado que as espécies pinus e eucalipto realmente ofereciam risco aos imóveis vizinhos, tendo de ser feito o corte. Como são árvores exóticas, não há necessidade de fazer o plano de corte. Então, a Secretaria de Obras pôde fazer a retirada e inclusive utilizar a madeira para reformar pontes no município. Como havia a ideia de reflorestar o local, foi a partir daí que surgiu o projeto "Copa das Árvores".

O projeto de recuperação da área verde visou homenagear cada jogador e comissão técnica da seleção, dando o nome a cada árvore plantada. No total foram plantadas 37 mudas de diversas espécies nativas da Mata Atlântica da região, de porte médio, sem oferecer risco de queda às casas ao redor.

O prefeito Antonio Tomazini realizou o plantio da primeira muda, em homenagem ao jogador Thiago Silva, capitão da seleção. “Aproveitamos este momento de clima de Copa do Mundo e realizamos esta ação, justamente para promover a preservação de nossa natureza, mas também incentivar a torcida pela nossa seleção a todo cidadão são-bentense. Parabenizo os envolvidos que se empenharam para fazer este projeto dar certo”, disse o prefeito.

O padre Luciano Toller também participou da ação e fez o plantio de uma muda de cedro-rosa, com a figura do técnico Tite. Esta também será a maior árvore da área, representando Deus.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Grein, foi um trabalho de várias mãos que oportunizou a criação deste projeto. “Agradeço a todos que nos ajudaram de alguma forma nesta ação. É algo que beneficia diretamente o nosso meio ambiente e proporciona esta interação”, frisou.

O evento também contou com a participação da presidente da Câmara de Vereadores, Carla Hofmann, vereador Luiz Pesenti, vereadora Zuleica Voltolini, chefe Gabinete, José Dorival Dums, diretor da Defesa Civil, Vilmar Kravec, diretora de Meio Ambiente, Viviane Buttelbrun, secretário de Obras, Luiz Neri Pereira, e servidores da Prefeitura.

Agora, as equipes da Secretaria de Obras irão cercar o local e fazer uma calçada em frente à área verde.

Jonei Marcos Schritki

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de São Bento do Sul


Posts recentes

Ver tudo

Ciranda Política

Falou tudo A vereadora Carla Hofmann - REP, novamente mostrou a falta de eventos, que podem trazer o turistas e fomentar o comércio local. Há muito tempo venho escrevendo e cobrando esse tipo de inves

Comments


bottom of page