top of page

Programa Novos Caminhos

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • 30 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura


Região


Formatura encerra novo ciclo do projeto, que qualificou e preparou 22 adolescentes da região para a vida autônoma


Após um ano de intensas atividades, buscando qualificação e preparo para conquistar uma vida autônoma com dignidade, 22 adolescentes atendidos pelo Programa Novos Caminhos tiveram sua formatura realizada na noite do dia 25 de novembro. São menores de idade que, com proteção do Estado, estão ou passaram por abrigos ou famílias de apoio em São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e demais municípios da região.

Os adolescentes receberam conhecimento em quatro áreas de atuação: educação básica, educação profissional, vida saudável e como jovem aprendiz. “O objetivo é ajudar a prepará-los para o mercado de trabalho e a vida autônoma, pois ao se tornarem maiores de idade precisam encontrar seu próprio caminho com sustentabilidade e segurança”, informa Ivana Weihermann, Interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC - Regional Planalto Norte, que desenvolve o programa junto com o Tribunal de Justiça e demais entidades parceiras.

Para realizar o programa Novos Caminhos, que existe desde 2016, diversas instituições participam da organização e realização das atividades. “Essa conexão é que mantém a iniciativa, essencial para abrir novos e seguros horizontes aos adolescentes”, destacou Daren Basso de Souza, gerente executiva da regional no cerimonial de formatura. A juíza da vara da infância e juventude da comarca, Liliane Midori Yshiba Michels, por sua vez, desejou que os adolescentes aproveitem a oportunidade recebida para buscar a realização de seus sonhos.


Parcerias com a sociedade


O programa Novos Caminhos conta ainda com o apoio de empresas, órgãos públicos e voluntários. No cerimonial de formatura, foi entre o selo de Empresa Cidadã àquelas que oportunizam a entrada dos adolescentes no mercado de trabalho, seja por estágio, menor aprendiz ou emprego formal. Receberam o título a Artefama, Condor, Celesc, Laboratório Calbos e Prefeitura Municipal de Rio Negrinho.

Foram ainda homenageadas com o certificado de Empresa Amiga do Programa aquelas que auxiliam os serviços de acolhimento com doações e serviços voluntários: Artefama, Condor, Tuper, Celesc, Wind Industrial, Madeireira Três Estados, Sólida Brasil, Relojoaria e Ótica Rolf, Sindicato dos Contadores, Hair by Neto, Panificadora e Confeitaria Jujuba e Degas Pizzaria.

Voluntários que realizaram atividades com os adolescentes também foram reconhecidos com o certificado Cidadão Amigo: Lucineide Zipperer, Zuleica Zipperer, Rafael dos Santos, Marco Antônio Ferreira de Oliveira, Sueli Aparecida Grossl, Camila Rafaela Luiz, Márcia Isabel Marschall, Vinícius Sabatk, Jean Ricardo Sasse, Maria Isabel Buchinger Marschall, Magali Gruber Maito e Cão Duque Terapia.


Realização


O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Atualmente também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), CIEE e o SESC.


 
 
 

Comments


© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

paulo_drege_roxo.png
bottom of page