Estado
A proposta do Plano de Vacinação para Profissionais da Educação de Santa Catarina foi apresentada a entidades representantes dos municípios e dos sindicatos da categoria. A proposta considera critérios de prioridade para a vacinação dos profissionais com maior risco de contágio de Covid-19.
Conforme o secretário municipal de Educação, Josias Terres, para iniciar os trâmites em São Bento do Sul, a pasta aguarda que o governo estadual envie o modelo do formulário a ser utilizado. “Com esse formulário, o estado fará um levantamento e saberá quantos profissionais têm”, explicou nesta quinta-feira (22), durante a reunião do Comitê de Crise para enfrentamento à Covid-19.
No entanto, mesmo iniciando o cadastramento dos professores, Josias diz que não há ainda uma previsão de quando a vacinação começa, pois também é necessária autorização do Ministério da Saúde para a inclusão dos educadores na lista de prioridades para serem imunizados.
Apesar de ainda não haver data para o início da imunização dos profissionais da educação, o plano é necessário para definir um processo para o início da vacinação. A proposta considera a existência de áreas de atuação que estão mais expostas ao contágio pela Covid-19 devido à dificuldade da utilização de máscaras e à prática do distanciamento social, como as turmas de Educação Infantil.
O plano considera a maior vulnerabilidade dos profissionais que estão atuando nas modalidades de ensino presencial ou mista. Por isso esses trabalhadores integram o primeiro grupo de vacinação, conforme detalhamento na lista abaixo:
1º grupo – Profissionais que atuam no atendimento presencial
* Educação Infantil (professores e auxiliares); * Educação Especial; * Equipe técnica, administrativa e pedagógica (Gestão, limpeza, alimentação, orientadores de convivência); * Ensino Fundamental (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras); * Ensino Médio (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras); * Ensino Superior.
2º grupo – Profissionais que atuam em Atividade Remota (A ordem seguirá as etapas de ensino da vacinação do 1º grupo)
* Profissionais que são do Grupo de Risco para a Covid-19; * Profissionais que atuam em atividade remota, EAD ou similares.
Formulário - Para organizar a vacinação, o comitê desenvolveu um formulário para a coleta dos dados dos profissionais que atuam nas instituições das diversas etapas de ensino. O arquivo será disponibilizado para o setor responsável em âmbito municipal e a estimativa é que o cadastramento inicie a partir de 26 de abril, sendo concluído em alguns dias para seguir o planejamento das ações.
Viviane de Vargas Miranda
Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul
Commenti