Rio Negrinho
O coordenador da Defesa Civil de Rio Negrinho, Claudinei José Liebl, participou na última semana da criação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), elaborado pela empresa Cahdam Volta Grande S/A. O PAM consiste na união entre as empresas, governo e a comunidade para auxiliar no atendimento emergencial oferecido por instituições como o SAMU, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Marcelo Fragoso, técnico de Segurança do Trabalho da empresa Cahdam, realizou a apresentação do plano para os demais profissionais da área, que atuam em empresas próximas. Conforme ele, o bairro onde está localizada a empresa, no Industrial Norte, tem mais estabelecimentos que atuam com materiais inflamáveis, como papel, espuma, fibra e etc. Naquele quadrante também estão localizados a Incubadora Tecnológica e a Secretaria de Infraestrutura.
A ideia central do projeto é integrar os brigadistas destas empresas e realizar treinamentos, para que cada um saiba como atuar em caso de sinistro ou emergência na empresa vizinha. “O PAM tem por objetivo conjugar os esforços dos órgãos públicos e Brigada de Incêndio, garantindo maior eficiência e tempo de resposta no atendimento de situações de emergência”, ressalta Marcelo.
Para Liebl, que é Sargento aposentado do Corpo de Bombeiros, a integração entre os profissionais destas empresas é essencial e auxilia muito quando da chegada dos serviços de emergência. “Além de treinar esse pessoal para as ocorrências no local de trabalho, capacita para um primeiro atendimento até fora da empresa, como em um acidente de trânsito ou residência”, frisou.
Os brigadistas também poderão preencher um cadastro como voluntários da Defesa Civil municipal, conforme a Lei do Voluntariado. “Qualquer ocorrência que precise maior apoio, como uma enchente ou um vendaval, esse pessoal pode nos auxiliar também”, explicou Liebl.
Christian Hacke
Assessor de Imprensa Prefeitura de Rio Negrinho
Comentários