top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Novo laudo na Rua Jaraguá do Sul





São Bento do Sul

Nesta terça-feira (19), equipe da Defesa Civil do Estado realizou nova vistoria técnica na Rua Jaraguá do Sul, no bairro 25 de Julho. Desde o início do mês passado, trecho da via começou a ceder e o afundamento já atingiu cerca de 1 metro. Por conta disso, cinco imóveis foram interditados devido ao risco de deslizamento. Após a vistoria, a equipe se reuniu com o prefeito Antonio Tomazini. Participaram, ainda, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Ariel Stricker, e o diretor da Defesa Civil municipal, Vilmar Kravec.

Durante a visita ao local, o coordenador regional de Defesa Civil Região Norte e Nordeste, Antonio Edival Pereira, e o geólogo da Defesa Civil do Estado, Matheus Klein Flach, reuniram informações para emissão de um novo laudo sobre a situação da área.

Uma análise preliminar mostra que o solo continua se movimentando e o risco para deslizamento segue elevado. Conforme o geólogo Matheus Klein Flach, há risco dos deslizamentos atingirem residências que ainda não foram interditadas e até as casas da rua de cima.

Como a Prefeitura de São Bento do Sul já decretou situação de emergência daquela área, agora, após homologado decreto, inicia-se o plano de trabalho para captação de recursos via União para que seja possível realizar ações emergenciais no local. Na próxima semana, um novo laudo da área será emitido pelo geólogo da Defesa Civil estadual. O primeiro laudo realizado no mês passado foi elaborado por geólogo da Amunesc.

Estima-se que as obras de contenção no local devam custar aproximadamente R$ 3 milhões, incluindo a recuperação da via, com construção de muro de contenção, e reconstrução das casas. “Mesmo sendo Área de Preservação Permanente (APP), como se trata de uma ação emergencial e com decreto de emergência homologado, será possível fazer a recuperação do local, principalmente porque o objetivo da ação é evitar que mais residências possam ser afetadas”, comentou o geólogo.

Comments


bottom of page