top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Nova célula para operação no aterro municipal



São Bento do Sul


Na manhã desta quarta-feira (30) o Samae de São Bento do Sul realizou a entrega oficial da nova célula do Aterro Sanitário Municipal. Foram investidos mais de R$ 2 milhões com recursos próprios do Samae para construir o novo espaço, que auxiliará nas operações da Usina de Processamento de Resíduos - UPR.


O prefeito Antonio Tomazini esteve presente na entrega e explicou que a ampliação era necessária, visto que a vida útil da célula antiga do aterro esgotou já no primeiro semestre de 2021, primeiro ano da atual gestão. “Através de um esforço das equipes do Samae, esta obra foi concluída. Parabéns a todos pelo empenho, pois o tratamento dos resíduos é de extrema importância para o município”, destacou.


De acordo com o diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters, são mais de 40 toneladas de lixo produzidas por dia em São Bento e com isso, a usina em conjunto com o aterro poderão operar juntas para dar o destino correto aos resíduos. “No caso da usina, ela já está conseguindo operar cerca de 18 toneladas por dia e o restante encaminhamos para o aterro. Ou seja, é um trabalho de operação diário como garantia de processamento dos resíduos. É um benefício para o meio ambiente e questão de saúde pública”, explicou.


A licença ambiental para o funcionamento da nova célula do aterro foi autorizada em fevereiro e desde então a célula já está armazenando os resíduos. Com a operação em conjunto com a UPR, a estimativa é que o espaço tenha vida útil de aproximadamente mais 15 anos.


Educação Ambiental - Outro ponto destacado no evento foi a construção de um espaço para receber alunos da rede de ensino, um pedido do prefeito Tomazini para que as crianças possam conhecer todo o processo e história do aterro. Além disso, o objetivo é que o local seja construído com materiais próprios produzidos na usina, como tijolos e pavers. O projeto já está em andamento.



Também participaram do ato, a presidente da Câmara de Vereadores, Carla Hofmann, o chefe de Gabinete, José Dorival Dums, Assessor de Governo, Luiz Novaski, secretário de Obras, Luiz Neri (Magrão), representantes da Transresíduos e servidores do Samae.


Comments


bottom of page