top of page
  • Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Morre o empresário, ex-deputado e ex-vice-prefeito de Jaraguá Ademar Duwe



Jaraguá do Sul


A cultura e a cidade de Jaraguá do Sul se despedem do empresário e idealizador da Schützenfest, Ademar Duwe.


Morreu nesta quinta-feira (11), aos 82 anos, Duwe foi deputado estadual e ex-vice-prefeito de Jaraguá do Sul.

Sr. Duwe, como era carinhosamente chamado, enfrentava problemas de saúde e morreu na madrugada no Hospital São José. O velório ocorrerá na Capela Maria Leier, entre 10h e 16h.O sepultamento será no cemitério do Rio da Luz II.


Natural de Jaraguá do Sul, nascido em 11 de junho de 1938, Ademar Duwe foi Deputado Constituinte e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, Secretário de Estado de Santa Catarina. Em Jaraguá do Sul ainda, fundou a empresa ADV Aurora e o Clube Cruz de Malta. Por ser um dos idealizadores da Schützenfest, Duwe era o presidente de honra da CCO da Festa dos Atiradores.


Fundou o primeiro Supermercado de Jaraguá do Sul, em 27 de agosto de 1969, e um abatedouro de frangos, firma denominada Ademar Duwe Ltda., em 1975 passou à marca Friluza, sendo Frigorífico Rio da Luz S.A, em 1978, mudou para Fril Frigorífico Rio da Luz S.A. Já em 1984, vendeu a empresa para o Grupo Ceval SEARA, quando foi nomeado Diretor e permaneceu no grupo até 1986. Na mesma época, foi convidado para ser candidato a Deputado e foi assim o início da trajetória política.


Em 1986 foi deputado eleito para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e em 1988, fui deputado estadual Constituinte. Em 1989 foi nomeado secretário, a convite do Governador Pedro Ivo Campos para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Em seguida, foi transferido para a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) e exerceu a função até o final do Governo de 1989.


Nas eleições de 1994 foi lançado candidato a senador, mas não foi eleito. No início do governo de Paulo Afonso, foi convidado para assumir a Secretaria SEDUMA. No último ano do governo de Paulo Afonso, foi nomeado secretário da Casa Civil e também eleito vice-prefeito de Jaraguá do Sul, onde, por várias vezes, assumiu como prefeito na Gestão de Ivo Konell (1989-1993), além de Presidente do Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC).



Na 1ª Schützenfest, Duwe e Norberto Barg, que presidia a Sociedade Rio da Luz, hoje Associação, lançaram a ideia da festa, concretizada em 1989, que movimenta a economia, incentiva a cultura e integra as pessoas. Outra realização foi o asfaltamento da rodovia estadual a partir da Malwee, que tinha o acesso de estrada de chão até Pomerode/SC - a obra foi iniciada no governo Pedro Ivo e inaugurada, em 1991, pelo Casildo Maldaner, Vice-Governador. Ademar Duwe foi homenageado como Deputado Constituinte, em sessão especial da Assembleia Legislativa, em 2019, nas comemorações de 30 anos da Carta Constitucional catarinense assinada em 5 de outubro de 1989.


Comments


bottom of page