São Bento do Sul
Na manhã desta quarta-feira (11), em Rio Negrinho, ocorreu o Encontro Regional pela Inovação – Movimento Inova Planalto. O evento visa a sensibilização do ecossistema regional para o Pacto pela Inovação do Planalto Norte de Santa Catarina, promovido pela união dos três municípios da microrregião, Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho.
Entre os principais temas do evento estavam a apresentação da política de inovação de Santa Catarina, a aliança entre os prefeitos da microrregião, além do chamamento para novos parceiros a ser feito pelos representantes de empresas e instituições de ciência e tecnologia.
A primeira autoridade a falar sobre a aliança foi a prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf, que enfatizou que o município tem como grande objetivo o desenvolvimento inovador, para atender toda a população campo-alegrense e de cidades vizinhas. “Seremos os prefeitos da inovação. Com a atuação por meio de programas e projetos para atender toda a nossa comunidade”, disse.
Em seguida, o prefeito Antonio Tomazini destacou que o desafio dos gestores municipais em buscar soluções para um desenvolvimento sustentável vem aumentando cada vez mais, por isso é necessário ações como este pacto para garantir a qualidade de vida do cidadão. “Este trabalho em conjunto é uma ação inédita que, com certeza, irá impulsionar os avanços tecnológicos da região. Falar de tecnologia é desenvolver soluções para indústria, gestão pública, medicina, entre várias outras questões que possam acarretar em uma vida melhor para todos. Agradeço por fazer parte desta missão”, destacou.
Representando o prefeito Caio Treml, o vice-prefeito de Rio Negrinho, Pablo Ribeiro, destacou a parceria entre os três municípios. “Nossas cidades irmãs não medirão esforços para melhorar o futuro do cidadão. E o futuro trata justamente da inovação e do empreendedorismo. Hoje é um marco importante para as três cidades”, disse.
Após, foi assinada a “Carta dos Prefeitos pela Inovação da Microrregião Norte”. O documento formaliza a aliança dos prefeitos pelo desenvolvimento através da ciência, tecnologia e informação em relação ao poder público, como por exemplo a criação da Lei Municipal de Inovação a ser construída coletivamente.
A deputada estadual Ana Paula da Silva (Paulinha) participou do encontro e parabenizou os municípios pela atitude conjunta. “Esta pauta de políticas públicas é essencial para o desenvolvimento regional. Até mesmo recebi a pouco tempo um pedido do prefeito Tomazini solicitando recursos para criação da Casa do Empreendedor, que também serviria as três cidades nesse processo de inovação. Trabalharemos com muito esforço para conseguir destinar este recurso de emenda parlamentar ainda neste ano”, disse.
O evento seguiu com apresentação do diretor de ciência, tecnologia e inovação do Governo do Estado, Moris Kohl, que comentou sobre o Pacto da Inovação de Santa Catarina. Em seguida, o presidente da Fundação Amparo à Pesquisa e Inovação de SC - FAPESC, Fábio Zabot, explanou sobre a política de inovação catarinense. O vice-presidente da Região Norte da FECOMÉRIO, Herton Scherer, e o diretor de ensino da UDESC, professor Délcio Pereira, também realizaram suas ponderações em relação à dinâmica a ser realizada pelo Pacto de Inovação, a ser realizado no dia 18 de outubro deste ano.
Também participaram do encontro a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Andrea Tamanine, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Negrinho, Gilson Kolenez, secretário de Desenvolvimento e Agricultura de Campo Alegre, Ruben Bahr, e demais autoridades das cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, além dos vereadores de São Bento do Sul, Carla Hofmann, Angelo Ronei Pechinski e Terezinha Dybas.
コメント